O ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, convocou para esta quarta-feira (07) uma reunião para discutir alternativas para os conflitos de terras entre produtores e indígenas em Mato Grosso do Sul. A reunião será às 10h, em Brasília, e terá participação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel, os secretários de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e de Justiça e Segurança (Sejusp), Wantuir Jacini, lideranças rurais, prefeitos e representantes do Ministério Público Estadual (MPE).
No convite para a reunião, o Ministério define genericamente a pauta como "discussão de alternativas para os conflitos fundiários que ocorrem no Estado". Na última segunda-feira venceu o prazo para que o Governo Federal manifestasse parecer em relação à compra de áreas para novas demarcações.
No dia 27 de junho foram formadas três comissões para avaliar a viabilidade da alternativa. Os grupos de trabalho ficaram responsáveis por definir áreas prioritárias a serem compradas, fazer avaliação dos valores monetários das áreas em questão e buscar o embasamento jurídico para efetuar a compra. "O trabalho foi feito, agora queremos ouvir do Governo Federal o encaminhamento da solução para a compra das áreas", adianta Eduardo Riedel.
Cidades
Produtores x índios
Ministro convoca reunião para tratar sobre conflitos
Ministro convoca reunião para tratar sobre conflitos
Investigação
Família Haidar usou delegado para enviar droga à Europa, diz Polícia Federal
Megaoperação mirou família que atuava na fronteira com o Paraguai e que movimentou R$ 500 milhões em dois anos
05/11/2026 08h20
Compartilhar
Família Haidar usou delegado para enviar droga à Europa, diz Polícia Federal Foto: Marcelo Victor
JUSTIÇA
Homem é condenado a 17 anos por tentar incendiar mulher e filha
Além da reclusão, inicialmente em regime fechado, o homem também terá que pagar R$ 12 mil a título de reparação mínima
05/11/2026 08h15
Compartilhar
A Justiça acolheram integralmente as teses apresentadas pelo MPMS Divulgação / MPMS
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES