Cidades

ÍNDIOS

Reunião no Ministério da Justiça mostra divergências

Reunião no Ministério da Justiça mostra divergências

Redação

22/08/2013 - 16h15
Notícia sem imagem

Criada a pedido da presidente Dilma Rousseff, a mesa de diálogo com os povos indígenas teve sua primeira reunião hoje marcada pelo embate entre lideranças indígenas e representantes do governo.

Entre outros pontos, o governo foi criticado por índios pelo fato, segundo eles, de as demarcações terem sido mais frequentes nos governos Collor e FHC do que nas gestões petistas.

Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e José Eduardo Cardozo (Justiça) defenderam os governos Lula e Dilma e apontaram a demora da Justiça brasileira para a continuidade de alguns conflitos.

"É muito importante que a gente tenha consciência da correlação de força na sociedade [para] saber que demarcar terra no governo Collor e FHC era muito mais fácil", afirmou Carvalho, respondendo a Lourenço Milhomem, do povo Krikati, um dos 60 líderes indígenas presentes na reunião.

"Claro que foram muito menos demarcações [nos governos petistas] porque após a Constituição de 1988 havia muito mais terra para demarcar. Sobrou o mais difícil para nós como a guerra que foi demarcar a Raposa Serra do Sol", disse.

A mesa de diálogo com os povos indígenas foi criada após o aumento dos conflitos entre índios e fazendeiros pelo país no primeiro semestre de 2013. Em maio, um índio foi morto em conflito com policiais durante ação de reintegração de posse no Mato Grosso do Sul. A mesa foi organizada pela Comissão Nacional de Política Indigenista.  

Cidades

CPI da Câmara quer focar a gestão de Adriane e a crise do tapa-buraco

Apesar de contratos terem sido assinados em 2018, na administração de Marquinhos, vereadores miram a gestão atual

07/11/2026 09h30

Ruas da Capital estão repletas de crateras em diversos bairros

Ruas da Capital estão repletas de crateras em diversos bairros Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

preso na terça

CEO aos 18 anos, piloto e triatleta: quem é o Vorcaro do Paraguai, fundador do Ueno

Federico Miguel Vázquez Villasanti foi um dos presos após o colapso do banco digital, em meio a um escândalo que levou o presidente do Paraguai, Santiago Peña, a renunciar

06/11/2026 22h00

Federico Miguel Vázquez Villasanti, fundador do Ueno Banking

Federico Miguel Vázquez Villasanti, fundador do Ueno Banking Foto: Reprodução / Ueno Bank

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).