Cidades

Cidades

364 dos 400 médicos cubanos vão para o Norte e o Nordeste

364 dos 400 médicos cubanos vão para o Norte e o Nordeste

Redação

04/09/2013 - 12h30
Notícia sem imagem

Os municípios do Norte e Nordeste do País devem receber 364 dos 400 profissionais de saúde cubanos que começam a atuar no Brasil a partir do próximo dia 16, por meio do Programa Mais Médicos. Eles passam por um curso com duração de três semanas e ainda serão submetidos a uma avaliação antes de serem encaminhados aos municípios. O balanço foi divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, em Brasília.

Os selecionados, que representam 91% dos médicos de Cuba que desembarcaram no Brasil, vão atuar em unidades básicas de saúde de 187 localidades. Para o Nordeste, seguem 201 deles que clinicarão em 105 municípios e um distrito indígena. A região Norte vai receber 123 profissionais distribuídos em 69 municípios e 12 distritos indígenas.

O primeiro grupo de 400 médicos cubanos que veio atuar no Brasil atende 29,4% das 701 cidades que deixaram de ser selecionadas por profissionais no chamamento individual do Mais Médicos: 334 devem ser mobilizados para 182 municípios com 20% ou mais da população em situação de extrema pobreza; 26 irão para 24 regiões metropolitanas e 40, para 13 distritos indígenas.

Até o final do ano, mais 3.600 profissionais cubanos chegam ao Brasil para ocupar os postos remanescentes, após novas rodadas de chamamento individual de brasileiros e estrangeiros. “Quando os estrangeiros chegam aos municípios, começa o processo de supervisão do trabalho desses médicos nos municípios e avaliações regulares do trabalho deles pelos supervisores”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

1/6 das inscrições

O Ministério da Saúde divulgou balanço preliminar da segunda rodada de inscrições individuais no Mais Médicos. A segunda rodada teve cerca de um sexto das inscrições providenciadas na primeira rodada. Enquanto o primeiro mês de adesões atraiu o interesse de 18.450 profissionais, que cumpriram a pré-inscrição, na segunda rodada, 3.016 médicos foram inscritos, 1.414 já com atuação no Brasil e 1.602 com atuação no exterior. Dos 3.016, 951 finalizaram a apresentação da documentação. Os demais têm até hoje para finalizar as inscrições. Por outro lado, novos 514 municípios inscreveram-se, pedindo mais 1.165 médicos pelo programa. A nova demanda eleva para 16.625 vagas demandadas pelas prefeituras.

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).