Cidades

Cidades

Libaneses e israelenses trocam tiros de foguete; não há vítimas

Libaneses e israelenses trocam tiros de foguete; não há vítimas

Redação

29/12/2013 - 15h45
Notícia sem imagem

Foguetes disparados no Líbano atingiram o norte de Israel, hoje, sem deixar feridos mas causando represália, num raro confronto entre os dois países. Nenhum grupo assumiu a autoria do primeiro disparo.

Moradores da cidade israelense de Kiryat Shmona acordaram com duas grandes explosões. Logo depois, o Exército israelense respondeu disparando contra a origem dos foguetes. Segundo a agência de notícias estatal libanesa, mais de 20 artefatos atingiram a região montanhosa próximo à fronteira com Israel.

Paolo Serra, chefe das Forças da ONU no Líbano, disse que a troca de tiros entre os dois países é um "incidente perigoso", mas observou que as duas partes se comprometeram a cessar as hostilidades.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, elogiou os militares por responderem "rapidamente e com força" ao ataque. Ele acusou o governo do Líbano de "não levantar nem um dedo" para deter os "crimes de guerra" cometidos em seu território por guerrilheiros do Hizbullah. 

Desde 2006, após uma guerra de um mês entre Israel e guerrilheiros do Hizbullah no Líbano, a fronteira entre os dois países geralmente é tranquila. Ocasionalmente ocorrem episódios de violência, como quando, no início deste mês, um atirador libanês matou um soldado israelense.

Os dois países, porém, têm uma longa rivalidade, e qualquer incidente levanta o risco de um confronto maior. Em 1982, Israel invadiu o Líbano com a intenção declarada de expulsar guerrilheiros palestinos do sul do país. O sul do Líbano permaneceu ocupado por Israel até 2000.  

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).