Cidades

Amazonas

Funcionários da prefeitura de Coari são presos por pedofilia

Funcionários da prefeitura de Coari são presos por pedofilia

Redação

08/02/2014 - 14h30
Notícia sem imagem

A Polícia Civil do Amazonas confirmou a prisão de cinco funcionários da prefeitura de Coari, no Amazonas, por suspeita de envolvimento em uma rede de prostituição infantil que seria comandada pelo prefeito Manoel Adail Pinheiro (PRP), que continua foragido. Segundo a polícia foram presos Eduardo Jorge de Oliveira Alves, chefe de gabinete; Francisco Erimar Torres de Oliveira, secretário de Terras e Habitação; Alzenir Maia Cordeiro, funcionária pública; Anselmo do Nascimento Santos e Elias do Nascimento Santos, que trabalhariam diretamente com o prefeito.

Os presos foram transferidos, de avião, para a sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, em Manaus.

Buscas em Manaus
Policiais civis da Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) estão nas ruas de Manaus desde as 6h deste sábado à procura de Manoel Adail Pinheiro. Denúncia do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) acusa o prefeito pelos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes, estupro de vulnerável e formação de quadrilha.
Adail chegou ao final da noite de ontem à Manaus. Ele viajou em vôo fretado de Coari, a 363 quilômetros de Manaus, e desembarcou no terminal 2 do aeroporto internacional Eduardo Gomes, de onde saiu em carro com vidros escuros.

Proteção
Ontem, logo após a expedição do mandado de prisão contra o prefeito de Coari, o advogado de Adail Pinheiro entrou com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça do Amazonas pedindo proteção para o réu.

Segundo o pedido feito pelo advogado Alberto Simonetti Neto, que também é o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amazonas, quando foi preso em 2009 pela Operação Vorax, da Polícia Federal, Adail sofreu ameaças e, por isso, ele não poderia ficar detido em uma unidade prisional comum.

O prefeito de Coari, Manoel Adail Pinheiro, não possui nível superior, mesmo assim, quando foi preso pela primeira vez, a Justiça concedeu o direito de ele ficar em uma cela do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Simonetti disse apenas que o cliente dele está em lugar incerto, aguardando que os magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) analisem o pedido para que ele fique em cela especial.

O prefeito é réu em pelo menos 70 processos que tramitam na Justiça do Amazonas. Apesar da gravidade de algumas das acusações, os processos estão parados à espera de julgamento, suscitando a hipótese de ele estar sendo beneficiado por juízes. Em 2006, a Polícia Federal passou a investigá-lo devido a indícios de desvio de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As denúncias de pedofilia começaram a aparecer no decurso dessas investigações em escutas telefônicas judicialmente autorizadas. As investigações culminaram na chamada Operação Vorax, cujo relatório foi divulgado em 2008. Desse relatório resultou a prisão de Pinheiro, em 2009. Em agosto de 2013, Pinheiro chegou a prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da Câmara dos Deputados. 

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).