Farofa, brigadeiro, bolo de fubá, feijoada, churrasco, bolinho de camarão, açaí, coxinha, pão de queijo e capoeira. Desde as 12h (8h, horário de Brasília), a Trafalgar Square, um dos principais pontos turísticos de Londres, virou palco de celebração da Copa do Mundo.
Organizado pela embaixada do Brasil, em parceria com a prefeitura da cidade, o evento já reúne turistas, brasileiros que vivem em Londres, e britânicos.
A festa faz parte também da estratégia da embaixada brasileira de mostrar um lado festivo da Copa à imprensa britânica, uma das que mais criticam a organização do evento no Brasil. Soma-se a isso o pessimismo dos ingleses com o desempenho de sua seleção na Copa.
Nos últimos dias, o embaixador do Brasil no Reino Unido, Roberto Jaguaribe, foi escalado para dar entrevistas a vários veículos locais para defender a Copa e minimizar os protestos no país.
Batizada de "Brazil Day", o evento na Trafalgar Square vai até as 19h (15h em Brasília), com barracas de comida e shows de música brasileira. A caipirinha ficou de fora por causa das regras locais que restringem o consumo de bebida alcoólica nesse tipo de espaço.
O jogo entre Brasil e Croácia não será transmitido na festa. No Reino Unido, é preciso pagar uma taxa mesmo para assistir aos canais abertos de televisão em casa, o que cria obstáculos para que a partida seja transmitida numa praça como a Trafalgar.