Cidades

Organizações

Justiça transfere 11 criminosos para presídio de Campo Grande

Justiça transfere 11 criminosos para presídio de Campo Grande

Redação

16/10/2014 - 15h15

Onze presos que integram organizações criminosas de Alagoas, do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco foram transferidos  (15) para a Penitenciária Federal de Campo Grande. Conforme o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o objetivo é evitar que os detentos continuem comandando ações criminosas de dentro dos presídios.

“Nunca se comprovou que exista comunicação direta entre presos do sistema federal e as organizações criminosas. Nossa experiência e nossas análises de inteligência demonstram que quando presos de organizações criminosas são transferidos para presídios federais, cessa fortemente a ligação e o comando que eles têm com seus respectivos estados”, disse o ministro.

De acordo com Cardozo, ações de inteligência da polícia identificaram que os transferidos comandavam, de dentro dos presídios, crimes como assaltos a bancos.

O ministro disse que a transferência dos presos foi feita de forma integrada entre o governo federal e os estados e que foram usados centros integrados de comando e controle, a exemplo do que ocorreu durante a Copa do Mundo, disputada no Brasil no período de 12 de junho a 13 de julho deste ano.

A transferência é a segunda ação pós-Copa do Programa Brasil Integrado. A primeira foi a atuação articulada de combate ao crime organizado realizada nos estados do Nordeste, em setembro. Entre os dias 2 e 4 de setembro, a operação apreendeu 5,2 toneladas de explosivos e fez 374 prisões.

Cardozo informou que, nos próximos dias, outras ações do Brasil Integrado serão executadas. “Já temos planejamento com outras regiões para que possamos construir a cultura da integração das ações policiais, que é peça chave para o combate da criminalidade e do crime organizado no país.” 

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).