Cidades

litoral paulista

Brasil receberá primeiro túnel submarino até 2018; confira vídeo do projeto

Brasil receberá primeiro túnel submarino até 2018; confira vídeo do projeto

Redação

12/11/2014 - 13h30
Notícia sem imagem

O litoral paulista deve receber nos próximos anos o primeiro túnel submarino do país, ligando as cidades de Santos e Guarujá. Atendendo pelo nome de Submerso, o projeto terá em 2015 o início de sua construção, que está prevista para ser finalizada até 2018. A tecnologia usada para realizar a obra será semelhante a que foi usada na construção do Transbay Tube, em São Francisco (EUA), e em cerca de 150 outros túneis do tipo por todo o mundo.

A escolha pelo trajeto debaixo d’água se deu principalmente pela frota marítima do local. "Em função do intenso movimento de barcos na região, não valia a pena construir uma ponte levadiça", explica Estanislau Marcka, que coordena o Submerso. O túnel terá extensão 1,7 quilômetro e ficará situado a uma profundidade de 21 metros – evitando que barcos possam se chocar contra a obra.

 

O projeto está orçado em R$ 2,8 bilhões e deve ser financiado pelo BNDES e pelo Tesouro do Estado de São Paulo. Esse primeiro empreendimento do tipo no Brasil deverá atender por volta de 40 mil pessoas diariamente, entre automóveis, ciclistas e pedestres. Esses dois últimos contarão com um duto de acesso secundário, separado dos veículos, que, por sua vez, terão vias para os dois sentidos, com três faixas em cada uma delas – tudo com um amplo espaço para circulação.

O plano é que a estrutura seja construída em terra firme, dividida em partes que recebem o nome de elementos pelos engenheiros. Serão construídos três desses elementos de cada vez, que então serão levados para debaixo da água, posicionadas e encaixadas corretamente para depois serem unidas e vedadas. "Esse túnel é pensado para ficar inteirão durante uns 100 anos. Vai ser o primeiro de uma série. Creio que outros virão”, afirma Marcka, que acredita que outros túneis podem ser construídos em Santos ou mesmo na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).