Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Corumbá constatou que o excesso de lixo e entulho descartados inadequadamente, são os principais responsáveis pelos alagamentos ocorridos na cidade na última quinta-feira (20) durante a forte chuva que caiu no início da tarde.
Ainda na quinta, funcionários da secretaria, auxiliados por maquinas, realizaram uma série de intervenções na cidade, para eliminar pontos de alagamentos. No Cristo Redentor, por exemplo, a equipe retirou grande quantidade de lixo que estava interrompendo o escoamento da água no canal que corta o bairro até a região da Popular Velha.
Segundo o subsecretário de Serviços Públicos, Ricardo Ametla, a equipe que estava de plantão, teve muito trabalho durante toda a tarde e a maior parte dos serviços estava relacionado a desobstrução de bocas de lobo e galerias, entupimento causados por lixo e entulho, que causaram pontos alagamento.
Sobre o fato da população estar descartando o lixo de forma inadequada, a Prefeitura alerta que isto crime, conforme o que estabelece a Lei Complementar nº 102/2007, que dispõe sobre medidas especificas voltadas para a prevenção, controle e combate à febre amarela e à dengue. Quem for pego jogando lixo de forma ilegal, está sujeito a uma multa de 500 vezes o Valor de Referência do Município (VRM), que hoje é de R$ 1,44, chegando a R$ 720,00, além de outras penas.