Cidades

Paktika

Atentado suicida em jogo de vôlei mata 50 no Afeganistão

Atentado suicida em jogo de vôlei mata 50 no Afeganistão

Redação

24/11/2014 - 07h00
Notícia sem imagem

Pelo menos 50 pessoas morreram, e outras 60 ficaram feridas, em um atentado suicida cometido neste domingo, durante uma partida de vôlei na província de Paktika, no leste do Afeganistão - anunciou o vice-governador provincial.

"O suicida estava em uma motocicleta e detonou os explosivos que carregava no meio de uma partida de vôlei", declarou à AFP o vice-governador de Paktika, Attaullah Fazli.

Um primeiro registro fornecido pouco antes pelo Ministério do Interior informava sobre 25 mortos e 70 feridos.

Entre as vítimas, há civis e policiais locais.

O presidente afegão, Ashraf Ghani, condenou rapidamente o ataque, indicou seu porta-voz na rede social Twitter.

"O presidente Ashraf Ghani condena nos termos mais enérgicos o atentado suicida no distrito de Yayha Khail, em Paktika", acrescentou depois a Presidência em um comunicado.

"O presidente condena esse ataque desumano e não islâmico e acrescenta que esse tipo de massacre brutal de civis não pode ser justificado", prossegue o texto.

O porta-voz do governo provincial, Mukhlis Afghan, declarou que a competição envolvia três distritos e atraiu um grande público.

"Por volta das 17h (horário local), quando a partida estava no auge, o suicida que - segundo acreditamos - estava em uma moto detonou seus explosivos no meio da multidão", completou o porta-voz, confirmando o registro de 50 mortos e 60 feridos.

"A magnitude do ataque e suas consequências são indignantes", afirmou. "Pedimos a Cabul que enviasse helicópteros para retirar os feridos mais graves", relatou.

Ninguém reivindicou a autoria do atentado até o momento. Os talibãs, que em geral atacam as forças de segurança afegãs, não costumam assumir atentados contra civis.

O último ataque de grande violência contra civis no Afeganistão ocorreu em 15 de julho. Nesse dia, pelo menos 40 pessoas morreram no atentado suicida cometido com um carro cheio de explosivos, em um mercado da mesma província de Paktika.

O atentado deste domingo ocorre no momento em que as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se preparam para deixar o país, transferindo a responsabilidade da segurança para as forças afegãs.

Em 2015, apenas uma força estrangeira residual de 12.500 homens permanecerá no país para se dedicar, principalmente, à formação de integrantes das forças locais.

Desde o início deste ano, mais de 4.600 soldados e policiais afegãos morreram em combate, de acordo com números divulgados recentemente pelo governo americano.

INFILTRADOS 2

MPE pede e Justiça nega prisão de ex-delegado da Defron, diz advogado

Defesa de Scucuglia confirmou que o Gaeco solicitou a prisão, mas a Justiça emitiu apenas o mandado de busca e apreensão, por falta de provas

06/11/2026 11h03

José Roberto Rodrigues da Rosa é advogado dos delegados Hoffman D'ávilla e Guilherme Scucuglia

José Roberto Rodrigues da Rosa é advogado dos delegados Hoffman D'ávilla e Guilherme Scucuglia Marcelo Vitor / Correio do Estado

Continue Lendo...

INVESTIGAÇÃO

Cadáver é localizado em avançado estado de decomposição em córrego de Juti

Perícia esteve na propriedade rural, e exame necroscópico deverá apontar a causa da morte

06/11/2026 11h00

Delegacia de Polícia Civil de Juti acompanha a investigação sobre o corpo encontrado no córrego “Poção”

Delegacia de Polícia Civil de Juti acompanha a investigação sobre o corpo encontrado no córrego “Poção” Foto: Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).