Cidades

maior do mundo

Três Gargantas supera Itaipu na geração de energia, diz estatal chinesa

Três Gargantas supera Itaipu na geração de energia, diz estatal chinesa

Redação

02/01/2015 - 10h31
Notícia sem imagem

A central hidrelétrica da barragem de Três Gargantas, na China, a maior infraestrutura do tipo do mundo, superou em 2014 a de Itaipu, construída em parceria entre o Brasil e o Paraguai, como a maior produtora de eletricidade do mundo. Segundo a China Three Gorges, que gere a central, em nota da agência estatal chinesa Xinhua, os 98,8 milhões de megawatts por hora (MWh) produzidos pela central chinesa no ano passado estabeleceram um novo recorde de produção de energia em centrais hidrelétricas.

Assim, a central chinesa ultrapassou Itaipu que, em 2013, gerou 98,5 MWh – a maior do planeta. A barragem de Itaipu é a segunda maior do mundo, perdendo para a de Três Gargantas. De 2012 a 2013, a hidrelétrica da América do Sul era a “número um” em produção de energia.

A central de Três Gargantas tem uma capacidade instalada de 22,5 mil MW contra os 14 mil MW de Itaipú.

A China Three Gorges, principal acionista da Eletricidade de Portugal (EDP), explicou que os 98,8 milhões de MWh produzidos no ano passado permitiram poupar 49 milhões de toneladas de carvão, que continua a ser a principal fonte de energia da China e evitar a emissão de 100 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), principal responsável pelo aquecimento do planeta.

Idealizada por Mao Zedong, na década de 1950, para acabar com o déficit energético de Xangai e do delta do Rio Yangtze, a barragem de Três Gargantas começou a ser construída em 1993. As obras foram concluídas 17 anos depois.

A China Three Gorges, uma empresa estatal diretamente tutelada pelo governo central chinês, tornou-se o maior acionista da EDP, em 2012, após pagar 2,7 bilhões de euros por 21,35% do capital da elétrica portuguesa.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).