Cidades

ESTIAGEM

Consumo de gás natural cresce mais de 25% em um ano por causa da seca

Consumo de gás natural cresce mais de 25% em um ano por causa da seca

Redação

07/01/2015 - 13h08
Notícia sem imagem

A estiagem prolongada por que passa o país tem elevado o consumo de gás natural voltado para o fornecimento de energia elétrica pelas usinas termelétricas. Dados divulgados hoje (7) pela  Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) indicam que o consumo de gás natural no país, em novembro, foi 80,3 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia), em média.

Essa demanda significa um aumento de 25,1% em relação a novembro do ano passado, impulsionado pelo setor elétrico, uma vez que a situação hidrológica desfavorável levou a uma necessidade crescente da ativação das usinas termelétricas, que desde o início do ano passado operam praticamente com sua capacidade plena. De janeiro a novembro o consumo de gás natural cresceu 15,3%.

Os dados da Abegás indicam que, em novembro, o consumo de gás natural cresceu 1,9% em relação a outubro. Dos 80,3 milhões de metros cúbicos diários consumidos em média, 35,4 milhões foram destinados à geração termelétrica.

Maior centro produtor do país, a Região Sudeste teve em novembro uma demanda média diária de 52,2 milhões de m³/dia. O Nordeste, segundo maior centro consumidor, atingiu uma demanda de 15 milhões de m³/dia; o Sul, Norte e Centro-Oeste consumiram, respectivamente, 7 milhões de m³/dia, 3,6 milhões de m³/dia e 2,5 milhões de m³/dia.

Segundo as informações da Abegás, em novembro o gás natural chegou a mais de 400 municípios, por meio de 27,1 mil quilômetros de redes de distribuição, atendendo pelo menos 2,6 milhões de consumidores em todo o país.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).