Cidades

RIO PARAGUAI

Vento, ousadia de piloto e falta de equipamento motivaram tragédia

Conforme relatório divulgado pela Marinha, comandante teria assumido os riscos

Redação

29/07/2015 - 13h53

Ao menos três fatores contribuíram para o naufrágio da embarcação “Sueño del Pantanal” em que 14 pessoas morreram no Rio Paraguai no dia 24 de setembro do ano passado: a falta de equipamentos mínimos de segurança no barco, a decisão do comandante em continuar com a navegação mesmo com o mau tempo, e os ventos fortes. As informações fazem parte de um relatório da Marinha divulgado nesta quarta-feira (29).

Conforme o relatório, depois de ser atingida pela primeira rajada de vento, a embarcação foi arrastada por 500 metros, mas o comandante conseguiu manter o controle do barco. Cinco minutos depois, o “Sueño del Pantanal” foi atingido por outra rajada de vento e por onda de 1,6 ,metros. Com o casco alagado, o barco naufragou.

Na ocasião, houve uma mudança  no tempo e a temperatura de 38ºC caiu para 22ºC, com ventos de 93 km/h. De acordo com o relatório, “Esta queda brusca de temperatura e o vento forte formaram uma tromba de água, fenômeno local parecido com um tornado”, o que fez com que a embarcação perdesse a estabilidade.

Apesar de não estar nítido, no vídeo divulgado pela Marinha é possível ver a mudança do tempo e a perda de estabilidade da embarcação até o naufrágio. 

Sobre os objetivos da divulgação do relatório, a Marinha informou que foi elaborado “com a finalidade de efetuar a coleta e a análise de provas, a identificação dos fatores causais e a elaboração das recomendações de segurança que forem necessárias, a fim de impedir que no futuro ocorram acidentes e/ou incidentes marítimos semelhantes”.

TRAGÉDIA

A embarcação era ocupada por 27 pessoas, sendo 11 tripulantes e 16 passageiros que estavam retornando de pescaria, quando houve o naufrágio. As buscas duraram 16 dias, quando o último corpo, o do comandante, foi encontrado.

 

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

ACIDENTE GRAVE

Acidente na BR-163 entre carro e caminhão deixa uma pessoa morta

A vítima foi identificada como Sidney de Souza Arruda, de 38 anos, e era condutor do carro. Ele era trabalhador rural no município de Rio Verde

07/11/2026 09h45

Acidente ocorreu na BR-163, entre as cidades de São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso

Acidente ocorreu na BR-163, entre as cidades de São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso Reprodução / Fica Dica SGO

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).