Cidades

CONFLITO EM MS

Produtores e índios entram em acordo ou caso será decidido na Justiça, diz ministro

José Eduardo Cardozo disse que será formada comissão para tratar assunto no Estado

Redação

02/09/2015 - 16h49

Para tentar resolver os conflitos entre produtores rurais e indígenas, em Antonio João (MS) – distante 402 km da Capital -, o Governo Federal vai começar uma mediação, informou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nesta quarta-feira (2), em Campo Grande. Conforme o ministro, serão definidas cinco áreas de conflito no Estado para tentar um acordo.

Em seu pronunciamento, o ministro disse que será criada comissão formada por representantes do Governo Federal, Estadual, produtores e lideranças indígenas. Porém, Cardozo, frisou que não pode haver quebra de acordo. Uma das regras é não haver agressões, de ambas as partes – indígenas e produtores -. “Não aceitarei ofensas à lei, de qualquer natureza”, declarou Cardozo.

O ministro ressaltou que as tropas do Exército e Força Nacional estão no local para garantir a segurança. “A ideia é criar situação de paz para dialogar. Se houver quebra de acordo, a mediação vai parar e caberá ao judiciário decidir”, destacando que, se caso parar na Justiça, a solução pode demorar décadas.

O ministro declarou que não está descartado o pagamento de indenização aos produtores, porém, dependerá do orçamento da União.

MORTE

Sobre as investigações acerca da morte do líder indígena Simão Vilhalva, durante retomada de área por parte dos produtores, o ministro pouco falou. Cardozo limitou-se a dizer que as investigações estão sendo feitas pela Polícia Federal e que estão sob sigilo. “Os responsáveis serão rigorosamente punidos”

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).