“Em época de crise, o bairro acaba se tornando a melhor opção para o empresário”, comenta a técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-MS), Viviane Matos. Ela menciona vantagens tanto para quem vende quanto para quem compra: os custos são menores para o lojista e a praticidade e conveniência são maiores para o consumidor. É necessário, no entanto, atenção ao tipo de negócio e ao local onde será aberta a empresa.
Levantamento feito pelo Sebrae-MS das localizações dos pequenos negócios atendidos pela entidade mostra que alguns bairros de Campo Grande concentram volume maior de empresas (veja infográfico nesta página). Esse dado está entre as ferramentas que podem auxiliar na decisão sobre onde empreender.
De acordo com Viviane, os motivos da concentração de pequenos negócios em determinados bairros são diversos. Em alguns casos, as empresas se expandem para regiões próximas da área central, onde há certo movimento de consumidores e os custos são menores. É o caso, por exemplo, do Amambaí e imediações.
(*) A reportagem de Osvaldo Júnior está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.