Cidades

Encontro

Prefeito deixa "golpe" de lado e pede urgência na aprovação de quatro projetos

Bernal se reuniu com João Rocha (PSDB) nesta manhã

Redação

01/12/2015 - 11h01

Diferente do que se esperava, o prefeito Alcides Bernal (PP) não questionou o novo presidente da Câmara Municipal, João Rocha (PSDB) sobre suposto golpe que o prefeito insiste em afirmar para a imprensa nos últimos dias. Sem tocar no assunto, Bernal afirma que foi até a Casa de Leis pedir urgência em aprovação de quatro projetos.

Desde que o nome de Rocha começou a ser cogitado para assumir o comando da Câmara depois da renúncia de Mario César (PMDB), Bernal iniciou uma série de declarações que chegaram a ser classificadas como “mania de perseguição”.

Ontem, inclusive, em agenda pública, o prefeito levou fotos tiradas na Câmara e que revelavam conversas do aplicativo WhatsApp entre vereadores. Tudo seria uma trama para tirar Bernal novamente da prefeitura.

Nesta terça-feira, no entanto, o prefeito se comportou diferente diante do novo presidente. Depois da reunião que durou mais de 1 hora, Bernal disse que o assunto do suposto golpe não foi discutido porque tinha coisas mais importantes para tratar.

"Vim na condição de prefeito e não tratamos de assunto dessa natureza [golpe]. Nosso enfoque foi nos assuntos de suma importância para o município como alguns projetos do Executivo que precisam de votação da Câmara".

Bernal possui urgência na aprovação de quatro projetos. São eles: acesso a valores de depósitos judiciais, programa de pagamento incentivado (PPI), reforma do ISSQN e estabelecimento de valor mínimo para ajuizamento de ações de cobrança da prefeitura que hoje é de R$ 500.

Para o vereador, o encontro serviu para estabelecer o tão falado diálogo entre os poderes. “O Legislativo está a disposição para trabalhar pela cidade e garanto que existirá fluidez na avaliação das matérias que, sendo de suma importância, serão avaliadas com a urgência que merecem”.

CLIMA RUIM

Vereadores haviam ameaçado não votar projetos do Executivo até que a rescisão de comissionados da administração anterior fosse concluída. A medida atingiu seu objetivo, uma vez que a equipe de Bernal regularizou a resposta aos requerimentos e assegurou ampliar o diálogo em áreas técnicas como infraestrutura e finanças. Porém, com a entrada de João Rocha na presidência, a medida foi repensada.

Com a entrada de João Rocha na presidência, no entanto, o prefeito pode contar com mais agilidade na tramitação de projetos. O único detalhe para que isso ocorra será estruturar melhor as propostas sob o ponto de vista técnico.

Na pauta desta terça-feira (1), há possibilidade de que o uso de depósitos judiciais seja votado. Caso isso não ocorra, outros projetos serão impedidos de entrar em pauta.

 

Cidades

CPI da Câmara quer focar a gestão de Adriane e a crise do tapa-buraco

Apesar de contratos terem sido assinados em 2018, na administração de Marquinhos, vereadores miram a gestão atual

07/11/2026 09h30

Ruas da Capital estão repletas de crateras em diversos bairros

Ruas da Capital estão repletas de crateras em diversos bairros Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

preso na terça

CEO aos 18 anos, piloto e triatleta: quem é o Vorcaro do Paraguai, fundador do Ueno

Federico Miguel Vázquez Villasanti foi um dos presos após o colapso do banco digital, em meio a um escândalo que levou o presidente do Paraguai, Santiago Peña, a renunciar

06/11/2026 22h00

Federico Miguel Vázquez Villasanti, fundador do Ueno Banking

Federico Miguel Vázquez Villasanti, fundador do Ueno Banking Foto: Reprodução / Ueno Bank

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).