Cidades

Angélica

Depois de 2 anos, Tribunal de Justiça reinstala Comarca em município de MS

Ação foi motivada depois do aumento da movimentação processual e desenvolvimento econômico

Redação

03/12/2015 - 10h43

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira (4), às 9 horas, no prédio do Fórum, a solenidade de reinstalação da Comarca de Angélica. A reinstalação da comarca, assim como a de Dois Irmãos do Buriti, foi aprovada pelo Órgão Especial do TJMS no dia 14 de outubro.

A comarca tinha sido desinstalada provisoriamente em julho de 2013, mas depois de estudo sobre a movimentação processual, dos aspectos populacional, do desenvolvimento econômico, cultural e social das cidades, principalmente as dificuldades de deslocamentos dos jurisdicionados às respectivas comarcas sede, o TJ observou ser conveniente a reinstalação.

De acordo com o presidente do TJMS, Desembargador João Maria Lós, é extremamente importante o aperfeiçoamento da organização judiciária de modo a ampliar o acesso à justiça, bem assim atender com maior efetividade os anseios dos jurisdicionados. “Por mirar profícua gestão administrativa, com reflexos altamente positivos na prestação dos serviços jurisdicionais, é que a reinstalação das comarcas faz-se necessária”, ressaltou.
 
Dados estatísticos comprovam que a Comarca de Angélica mantém os requisitos do Código de Organização e Divisão Judiciárias para a criação de uma nova comarca, quais sejam: movimento anual de processos bastante superior a duzentos feitos, população de 9.462 habitantes, número superior a cinco mil eleitores e contam com cadeia e destacamento policial próprios. A comarca será reinstalada com 1.769 processos em andamento.
 
Com a reinstalação, os processos que foram transferidos das comarcas de Angélica, em razão de sua desinstalação, e que atualmente tramitam na Comarca de Ivinhema, cuja competência territorial pertencia à Comarca de Angélica, deverão a esta serem redistribuídos.

O Fórum da Comarca de Angélica está situado na Av. Antônio Alves de Souza, 1550, Centro Cívico.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).