Cidades

NACIONAL

Grupos pró-impeachment prometem ir às ruas em mais de cem cidades do país

Grupos pró-impeachment prometem ir às ruas em mais <br> de cem cidades do país

Redação

13/12/2015 - 10h28
Notícia sem imagem

Movimentos que defendem o impeachment de Dilma Rousseff prometem ir às ruas neste domingo (13) em pelo menos 103 cidades brasileiras para pedir a saída da presidente Dilma Rousseff.

Atos contra a petista estão previstos para ocorrer em todas as capitais do país, segundo dados atualizados pelos grupos que organizam os protestos, o Vem pra Rua e o MBL (Movimento Brasil Livre).
Pela manhã, entre as capitais, há previsão de atos em Brasília (10h), Salvador (10h), Recife (10h), Belém (9h) e Macapá (10h), sempre no horário local.

No ato de Belém, os manifestantes pró-impeachment se encontraram com críticos à saída de Dilma que estavam em um carro de som, segundo informações da Globo News. A Polícia Militar precisou formar um cordão de isolamento para evitar o confronto entre os dois lados, que trocavam ataques verbais.

O ato na capital federal será em frente ao Congresso Nacional, como foram os demais. A partir das 10h, manifestantes já começavam a se concentrar na Esplanada dos Ministérios.

No Rio, a manifestação sairá do posto 5, em Copabacana, e seguirá pela orla a partir das 13h.
O ato de São Paulo ocorrerá na avenida Paulista também às 13h. O Vem pra Rua se concentra na rua Pamplona, enquanto o MBL estará em frente ao Masp.

O grupo Revoltados Online se reunirá na rua Peixoto Gomide. Uma outra concentração, reunindo grupos como Nas Ruas, Avança Brasil, Acorda Brasil, Aliança Nacional e Quero me Defender, será na rua Itapeva.

'ESQUENTA'
A retomada das ruas pelos movimentos sociais de oposição ao governo Dilma, sob a bandeira do impeachment, foi articulada às pressas para acontecer neste domingo.

As lideranças foram pegas de surpresa pela decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no último dia 2, de aceitar o pedido de impedimento contra a petista.

"A gente não estava esperando por esta notícia e tivemos de nos reprogramar totalmente. Estamos fazendo o possível", diz Rogério Chequer, do Vem Pra Rua, que trata o ato deste domingo como "esquenta" para eventos maiores a serem agendados.

Do poder de mobilização das ruas o Planalto pretende tirar a temperatura para definir se trabalha para acelerar ou retardar o rito do pedido de impeachment.

O núcleo mais próximo da presidente avalia contar com votos suficientes para arquivar o pedido de afastamento e quer um desfecho do processo antes de março, na expectativa de que as festas de fim de ano e as férias de verão esvaziem os movimentos de rua.

Caso os grupos anti-Dilma consigam levar para as ruas um número de manifestantes semelhante ao dos protestos do início do ano, quando milhares de pessoas participaram, a estratégia do governo muda, e o Planalto trabalhará para agilizar a tramitação do impeachment sob pena de as mobilizações crescerem ainda mais.

A oposição e o presidente da Câmara, porém, trabalham com o diagnóstico de que em março haverá uma deterioração do quadro econômico, o que impulsionaria nova onda de protestos.

Para Kim Kataguiri, liderança do Movimento Brasil Livre (MBL), o engajamento para este domingo já é maior que o esperado. "Depois da manifestação do dia 15 [de março], participação contabilizada no evento do Facebook deixou de ser termômetro, mas sim o engajamento na página do MBL", explica. "E batemos um recorde com 10 milhões de interações em duas semanas", anima-se.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).