A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Campo Grande instaurou, de uma só vez, 29 sindicâncias para apurar a conduta de guardas municipais. A divulgação das resoluções foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (11) e foram assinadas pelo secretário major Luidson Borges Tenório Noleto.
Não há descrição das possíveis irregularidades cometidas pelos guardas na publicação. Segundo o chefe da pasta, que tem ascendência sobre a Guarda, em geral os problemas foram abandono de posto de trabalho e faltas não justificadas.
A comissão formada para apurar todos os 29 casos é formada pelos servidores Saulo Verdin Oliveira, Sidelmir de Oliveira Júnior e Wander Huilton Cavalheiro. Cada um dos procedimentos tem 30 dias para serem conclusos, mas esse prazo pode ser prorrogado por prazo de igual período.
Segundo Noleto, esse total de apurações administrativas não deve ser considerado alto. "Em um universo de 1242 homens, é um número considerado normal", analisou. Atualmente há outras sindicâncias em aberto que aguardam avaliação final. O secretário não soube dizer quantas ainda estão pendentes.
"É preciso apurar os fatos, dar direito ao amplo e contraditório para a defesa", afirmou o secretário.
A Guarda Municipal de Campo Grande está em processo de qualificação para que seja formada a equipe de patrulha, que andará armada.
DESAFIOS
Noleto ressaltou que diversos cursos estão na programação da instituição para aprimorar os guardas, tanto para o uso de arma de fogo, como para corrigir falhas no trabalho do videomonitoramento do Centro.
Este serviço de uso de câmeras no combate à criminalidade ainda não deslanchou, apesar de toda a estrutura ter sido montada ano passado.