Cidades

MUNDO

ONU pede redução à metade do número de deslocados internos até 2030

ONU pede redução à metade do número <br> de deslocados internos até 2030

Redação

23/05/2016 - 10h46
Notícia sem imagem

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu hoje (23) que os países "compartilhem um futuro diferente", de forma a reduzir à metade o número de deslocados internos (que buscam abrigo no próprio país) até 2030.

"Estamos aqui para compartilhar o nosso futuro diverso. Declaramos que somos uma humanidade com responsabilidades compartilhadas", declarou Ban Ki-moon em Istambul, no discurso de abertura da primeira Cúpula Humanitária.

O líder da ONU lembrou que o futuro pode ser destruído em segundos, por guerras ou catástrofes gerais, e alertou que uma geração de jovens sente que perdeu o seu caminho. Além disso, pediu maior cooperação entre organizações internacionais e não governamentais (ONGs) e que os fundos se canalizem de forma mais eficaz para as pessoas que deles necessitam.

Ban Ki-moon admitiu não só proteger os civis, mas também reduzir o número de deslocados internos para metade até 2030, sob o lema "Não deixaremos ninguém para trás". O secretário destacou que se trata "não só de manter as pessoas com vida, mas também com vida e integridade", o que requer a construção de "comunidades estáveis".

O presidente da Turquia e anfitrião do encontro, Recep Tayyip Erdogan, lembrou que o seu país já abriga "3 milhões de refugiados sírios e iraquianos" e garantiu que ele "nunca fechará as portas a quem precise".

"Gastamos US$ 10 bilhões para os refugiados e só recebemos US$ 450 milhões da comunidade internacional", informou. Representantes de 180 países, incluindo 65 chefes de Estado ou de Governo, assim como numerosas ONGs e empresas de âmbito humanitário, participam da cúpula.

A chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, o português, António Costa, e o grego, Alexis Tsipras, têm discursos agendados para o plenário. A conferência de dois dias, com 110 eventos paralelos à sessão plenária, é realiuzada no complexo do Palácio de Congressos de Istambul, no centro da cidade.

Uma centena de empresas e organizações humanitárias, muitas delas com orientação islâmica, ocupam um espaço com postos informativos para mostrar suas atividades. A primeira jornada termina hoje à noite, com um concerto da West-Eastern Divan Orchestra, integrada por jovens intérpretes árabes e israelitas.

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).