Cidades

IBGE

Consumo de álcool atinge 63,2% dos alunos do 9º ano de Mato Grosso do Sul

Em todas as práticas, médias estaduais superam as nacionais

Redação

27/08/2016 - 05h00

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (em geral, adolescentes com 13 anos) de Mato Grosso do Sul fumam cigarro, usam drogas ilícitas, consomem bebida alcoólica e tem relação sexual acima dos índices médios nacionais. Entre essas práticas, a mais frequente é o consumo de álcool, que corresponde a 63,2% dos estudantes, que cursavam o 9º ano em 2015. Em números absolutos, isso equivale a 19.127 dos 30.265 alunos. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2015, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O estudo mostra que o consumo de álcool é mais frequente entre meninas: em Mato Grosso do Sul, 65,7% das alunas do 9º ano já experimentaram bebida alcoólica; entre os meninos, esse índice é de 60,5%. A média geral do Estado está 8,2 pontos porcentuais acima à do País (55,5%) – no total, são 1,5 milhão dos 2,6 milhões de adolescentes brasileiros, que estavam no 9º ano em 2015, que já ingeriram álcool. 

(*) A reportagem, de Osvaldo Júnior, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

 

Segurança pública

Sejusp comemora a PEC da segurança pública

Aprovação de proposta deve endurecer medidas de enfrentamento ao crime organizado e financiamento com previsão de repasses obrigatórios

06/11/2026 12h45

Sejusp comemora a PEC da segurança pública

Sejusp comemora a PEC da segurança pública Bruno Rezende/Secom-MS

Continue Lendo...

IFRIT

Advogado de Hoffman diz que traficantes eram apenas informantes

Material da Polícia Federal traz imagens do ex-delegado da Denar em comemorações, churrascos e até karaokê com um dos supostos chefes do tráfico em Ponta Porã

06/11/2026 12h25

PF e MPMS suspeitam do envolvimento do delegado Hoffman no desvio de drogas em MS

PF e MPMS suspeitam do envolvimento do delegado Hoffman no desvio de drogas em MS Gerson Oliveira

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).