Cidades

Gilmar Olarte

Justiça atende liminar em ação que apura superfaturamento

MPE investigou contrato firmado entre Olarte e Taira Prestação de Serviços

Redação

11/07/2017 - 19h42

O Ministério Público Estadual pediu o bloqueio de bens do ex-prefeito Gilmar Antunes Olarte depois de investigação que apurou superfaturamento de 140% em contrato emergencial feito com a empresa Taira Prestação de Serviços LTDA para administração dos três cemitérios públicos de Campo Grande.

A ação civil pública, que tramita em segredo de justiça foi aceita pela Justiça Estadual e houve atendimento de liminar para bloqueio de bens de Olarte. O Ministério Público Estadual informou que durante a investigação, instaurada em março de 2016, foi identificado superfaturamento de 140% se comparado o valor do contrato anterior.

O pedido na ação foi para bloqueio de bens, suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor do contrato ou o último vencimento de Olarte em órgão público.

Gilmar Olarte, enquanto estava no Poder Executivo, contratou a empresa sem licitação e de forma emergencial. A investigação apontou que em seis meses, a Taira Prestação de Serviços LTDA recebeu R$ 693 mil. 

Em julho de 2015, a Prefeitura de Campo Grande contratou a empresa para serviços de manutenção dos cemitérios públicos municipais para o período de 180 dias e com valor de convênio de R$ 1,1 milhão. Essa ordem de serviço foi assinada por Olarte em 23 de julho de 2015.

O MPE fez recomendação em dezembro de 2015 para que o governo municipal, que então era administrado por Alcides Bernal (PP), suspendesse o contrato com a Taira Prestação de Serviços. Em nove anos, o contrato da empresa com a prefeitura multiplicou em 10 vezes.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).