Cidades

Serviço continua

Prefeitura e Justiça renovam convênio para facilitar serviços de saúde à população

Órgão de gestão dupla decide cumprimentos de ações judiciais

Redação

07/02/2018 - 17h22

Coordenador do Comitê Estadual do Fórum do Judiciário para a Saúde, desembargador Nélio Stábile, e o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), assinaram na manhã desta quarta-feira (7) a renovação por mais 24 meses do convênio que permite o acesso mais facilitado da população a serviços de saúde e redução dos gastos públicos.

O contrato anterior expiraria no próximo dia 15 e a renovação garante mais dois anos de atuação dos profissionais da saúde, cedidos pela prefeitura e pelo Estado, que atuam no Núcleo.

Stábile explica que o órgão ao qual dirige tem caráter consultivo e dá embasamento para os magistrados que precisam decidir sobre pedidos relativos à saúde pública. 

Para ele, tanto o Núcleo como o Comitê da Saúde servem para dar tratamento adequado às demandas judiciais que, todos os anos, desaguam na justiça – a chamada “Judicialização da Saúde”.

“São dois pontos principais a serem enfrentados para diminuir o número de ações judiciais: evitar ações desnecessárias e tornar as ações em trâmite sem objeto, pois o próprio Poder Público está atendendo às demandas”, pontua Stábile.

Trad diz acreditar neste trabalho para melhoria das condições das pessoas. "Todas as vezes que as instituições se unem a cidade se desenvolve. Ainda mais uma instituição séria e de credibilidade que é o Poder Judiciário, razão porque é um benefício a mais que todos nós vamos ganhar”, disse.

Quando uma ação, relativa ao direito à saúde, ingressa na Justiça, seja pedindo medicamento, tratamento, cirurgia, órtese e prótese, passa pelo Núcleo de Apoio Técnico, para formulação de pareceres técnicos. Com base nisto, o magistrado tem condições de decidir com segurança o conflito.

O NAT-JUS possui quatro médicos, dois farmacêuticos e uma enfermeira que avaliam, caso a caso, se o tratamento é adequado, se o medicamento é necessário, se pode ser substituído. Tudo com base na legislação brasileira e no conhecimento científico.

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).