Cidades

Câmara Municipal

Vereadores aprovam projeto para preservação da Lagoa Itatiaia

Projeto foi votado em segunda discussão e segue para a sanção do prefeito

Bruna Aquino

13/08/2018 - 06h30

Durante votação simbólica na Câmara Municipal de Campo Grande, os vereadores aprovaram projeto que visa a preservação da lagoa Itatiaia, localizada no Bairro Jardim Itatiaia, próximo a região do Tiradentes. O projeto aprovado em segunda discussão, agora segue para a aprovação do Prefeito Marcos Trad (PSD).

De acordo com o texto do projeto, o “programa Lagoa Itatiaia viva” a intenção, promover a conservação das características naturais do ambiente, proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental do local.

Ainda de acordo com a matéria, para essas obrigatoriedades, o Poder Público poderá promover parcerias com a iniciativa privada e instituições de ensino e pesquisa, Organizações Não-Governamentais (ONG’s), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP’s), entre outras, para viabilizar uma gestão ambiental baseada em estudos técnicos e científicos, para manter a conservação do ambiente.

Se sancionado, o projeto inclui que ficará impedida a pesca em toda a extensão da Lagoa, até a realização de avaliação ambiental técnica, exceto a pesca de caráter científico devidamente autorizada pelo órgão competente e as atividades comemorativas a serem indicadas pela Prefeitura.  

Para a fiscalização da lei, a matéria aponta que o Poder Público ficará responsável pelo cumprimento da Lei, dando a devida sinalização no local, com placas fixadas no solo e nas lixeiras, para o devido descarte adequado de resíduos, protegendo a mata ciliar e a pesca.    

O projeto de autoria de cinco vereadores têm como objetivo a conservação da lagoa e de seu entorno, e, os moradores da região têm reclamado sistematicamente da diminuição da qualidade do ambiente que é considerado um dos pontos turísticos de Campo Grande.

 

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).