Evento promovido na manhã deste sábado (22), pelo jornal Correio do Estado, a rádio Mega 94 FM e mais 60 parceiros, mobilizou a população do bairro Paulo Coelho Machado, na região sul de Campo Grande.
A ação, que aconteceu na Escola Municipal Ana Lúcia de Oliveira Batista, contou com mais de 30 serviços de entidades civis e empresas, além de shows musicais e apresentações culturais.
Segundo a organização do evento, as atividades começaram às 8h e vão até às 13h e o público estimado que passe pelo local, durante as 5h de duração, é de 6, 5 mil pessoas do bairro Paulo Coelho Machado e os outros 10 bairros do entorno.
De acordo com o Corpo dos Bombeiros, às 9h, cerca de 400 pessoas já haviam participado do evento.
SERVIÇOS
Mais de 20 atividades e serviços gratuitos de saúde, cidadania, educação, meio ambiente e de entretenimento foram oferecidos para a comunidade. Estudantes e professores da Uniderp, uma das parceiras no evento, promoverão aferição de pressão arterial, prevenção de lesões, teste de glicemia, verificação de tipagem sanguínea, atendimento farmacêutico, manipulação de sabonetes e orientação sobre alimentação e vida saudável. Além de orientações sobre higiene bucal.
Atendimentos de beleza, como sobrancelha e corte de cabelo também aconteceram, com vagas limitadas. A auxiliar de serviços gerais Solange Nonato, de 45 anos, trouxe o filho para uma apresentação de Taekwondo e aproveitou para conferir a saúde. "Já fui aferir minha pressão, levei meu filho para cortar o cabelo; já fiz bastante coisa aqui", contou.
A dona de casa Joice da Silva, de 29 anos, foi para acompanhar a família e também parou para fazer a triagem. Sobre a ação ela enfatiza a importância da assistência. "É muito bom, é o que ajuda a gente, né?", disse.
O serviço mais procurado era o da Agência Municipal de Habitação (EMHA) e, segundo o Diretor de Administração e Finanças, Cláudio Marques, a campanha de renegociação atraiu os moradores que tem pendências. "Hoje a gente tem 550 imóveis aqui, no Paulo Machado Coelho, inadimplentes e estamos com uma campanha de renegociações com desconto", disse.
Uma das moradoras com dívidas é a diarista Dirce dos Santos, de 38 anos, veio com a mãe e procurou o Stand da EHMA para regularizar sua situação, já aproveitou para pagar a parcela desse mês. "Para nós foi melhor assim, já pagamos tudo", disse ela.
A Coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Denise Leite, disse que durante os 75 exames, dois resultados acusaram sífilis. "Dando positivo, por exemplo, para sífilis, o paciente é direcionado para a unidade de saúde mais próxima da residência dele para fazer a notificação e começar o tratamento".
Além da saúde, a população também contou com serviços de assistência jurídica, tributária e de planejamento financeiro para pequenos empresários e com os alunos do curso de Serviço Social que estavam repassando informações sobre direitos sociais e promovendo o encaminhamento para rede sócioassistencial. Oficinas de produção e distribuição de mudas e hortaliças e doação de filhotes de cães e gatos também estavam disponíveis.