Primeiro mês do parcelamento de dívidas de veículos, junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), teve 1,2 mil dívidas quitadas no Estado. Termo de cooperação técnica foi assinado com a empresa Esmeralda Serviços Digitais, que passou a oferecer o parcelamento do pagamento.
O serviço está disponível desde 1º de outubro, em Campo Grande e também no interior. Todas as taxas relacionadas a veículos podem ser parceladas e, para isso, o usuário pode utilizar até três cartões de crédito, caso haja necessidade para atender o limite de cada um.
A princípio, as cabines para as negociações foram instaladas em Campo Grande na sede do Detran-MS, saída para Rochedo. Na segunda semana o atendimento foi estendido para a agência do Pátio Central e hoje o serviço está disponível também em dez outras unidades localizadas em Despachantes da Capital.
No interior, o parcelamento pode ser feito em Amambai, Bonito, Coxim, Dourados, Naviraí, Sidrolândia e Três Lagoas, sendo que a previsão é que até o começo do próximo ano todo o Estado disponha do serviço.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-MS, Roberta Hashioka Soler, o serviço facilitou a quitação dos débitos dos inadimplentes. “Importante ressaltar que no parcelamento serão cobrados os encargos financeiros do cartão, cabendo a cada um analisar sua decisão”, disse.
Ainda segundo Hashioka, o serviço não apresentará custos ao Detran-MS. “É uma outorga não onerosa, ou seja, o Detran não paga e nem recebe. Vai aumentar a receita do Detran e vai diminuir inadimplência, porque vai facilitar o contribuinte a quitar seus débitos. E a empresa fica com as taxas do parcelamento, que serão pagas pelo próprio contribuinte”, disse.
DÉBITOS
Multas, licenciamentos, IPVA e outras dívidas relativas a veículos podem ser parceladas. Atualmente, o pátio do Detran-MS tem 10,4 mil veículos apreendidos. Destes, 10,1 mil possuem algum tipo de pendência financeira como multas, licenciamentos e outros. “É uma opção para aqueles que anseiam por quitar seus débitos, mas até então vinham adiando por não conseguir o valor integral”, enfatizou Hashioka. Atualmente, o Detran-MS tem aproximadamente R$ 370 milhões em licenciamento atrasado e multas.
Ficam excluídas da possibilidade de parcelamento com o uso do cartão de crédito, as multas inscritas em dívida ativa, os parcelamentos inscritos em cobrança administrativa, os veículos licenciados em outras unidades da federação e as multas aplicadas por outros órgãos autuadores que não autorizem o parcelamento ou arrecadação por meio de cartões de crédito ou débito.
*Com informações da assessoria