Cidades

BATAYPORÃ

Reativação de frigorífico será debatida em audiência pública

A retomada da área onde a indústria está instalada também será discutida

Redação

21/11/2018 - 14h44

Está marcada para esta sexta-feira, 23, uma audiência pública com o tema “Retomada das atividades de abate e comercialização de bovinos na planta frigorífica de Batayporã e cumprimento da função social do terreno doado pela municipalidade”. O evento será realizado a partir das 18h, na Câmara Municipal - Rua Ataliba Ramos, 1702 - 

As atividades foram encerradas em julho de 2015, quando gerava cerca de 700 empregos diretos. Agora, a Câmara Municipal, o Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Nova Andradina e Região e a Associação Comercial e Industrial de Batayporã querem avaliar a possiblidade de reativação da planta frigorífica da cidade.

Segundo o site Nova News, os organizadores da audiência pública já haviam se reunido para tratar do assunto. Na ocasião, entre as questões, estava o fato de se apurar o motivo pelo qual o Grupo Minerva Foods paga aluguel da planta frigorífica que não está em atividade. “O frigorífico está parado há três anos e quatro meses e o Minerva continua pagando o aluguel para os responsáveis pelo prédio. Qual seria o retorno disso para eles?”, questionaram.

Outro ponto abordado no encontro é o fato de que, pelo menos teoricamente, o município de Batayporã poderia retomar a área onde a indústria está instalada. A área foi doada pelo município no ano de 1989 para empreendedores da região e alugada para a Minerva Foods, com o único propósito de gerar empregos para a população de Batayporã.

As lideranças envolvidas no movimento em prol do funcionamento defendem que, se a Minerva não pretende voltar a atuar na cidade e há um empresário com objetivo de instalar uma de suas unidades no município, o poder público deve empreender esforços e usar os meios legais disponíveis para que a população volte a contar com as mais de 700 vagas de emprego que, em outros tempos, muito contribuíram com a sociedade local e com a economia da região.

Nas últimas semanas, documentos pedindo providências foram encaminhados ao Poder Executivo Municipal, Poder Legislativo Municipal, Ministério Público e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Agora, a audiência pública programada para esta sexta-feira (23), a partir das 18h, na Câmara Municipal de Batayporã - Rua Ataliba Ramos, 1702 - tem como objetivo debater os próximos passos do movimento. 

Casa Própria

Campo Grande terá 1.264 novas casas populares; veja quem terá prioridade

Empreendimento nas Moreninhas já está em construção e terá 127 imóveis reservados para famílias cadastradas na Emha; primeiras unidades poderão ser adquiridas em dezembro.

06/11/2026 17h43

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha.

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha. Foto: Divulgação/Pacaembu Construtora

Continue Lendo...

Retomada

Justiça autoriza ex-vereador Tiago Vargas retirar tornozeleira eletrônica

Retomada oficial de Tiago Vargas à policia foi publicada no último dia 27 de outubro

06/11/2026 17h30

Ex-vereador de Campo Grande foi reitegrado à Polícia Civil recentemente

Ex-vereador de Campo Grande foi reitegrado à Polícia Civil recentemente Fotos: Reprodução / Redes Sociais

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).