Cidades

INCENTIV AUTO

GM anuncia investimento de R$ 10 bilhões em fábricas de SP

O investimento integra o novo programa de incentivo fiscal do governo paulista

Redação

19/03/2019 - 15h01
Notícia sem imagem

A General Motors anunciou nesta terça-feira (19) um investimento de R$ 10 bilhões até 2024 nas fábricas de São José dos Campos (interior de São Paulo) e de São Caetano do Sul (Grande SP).

O investimento integra o novo programa de incentivo fiscal do governo de São Paulo para a indústria automotiva, o IncentivAuto.

Segundo Carlos Zarlenga, o montante será usado para investimentos em novos produtos e tecnologia.

"Hoje é um dia que eu pensei que não iria chegar, mas chegou. Quando começamos esse caminho em dezembro tínhamos um problema sério, que era o destino das nossas fábricas no estado de São Paulo", afirmou Zarlenga.

O governador de SP, João Doria (PSDB), afirmou que a GM chegou no fim do ano passado com a decisão tomada pela matriz a respeito do fechamento das duas fábricas. 

Em um comunicado aos funcionários das fábricas, Zarlenga disse, em janeiro, que a GM vivia um momento crítico no Brasil. Após reuniões com sindicatos e prefeituras, a diretoria da montadora também condicionou novos investimentos no estado a renegociações com governos, fornecedores, concessionários e trabalhadores.

"O governo de São Paulo criou condições para que a empresa se mantenha no país. E São Paulo cria também demanda para outros estados", disse o secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles.

Segundo Doria, o anúncio da GM vai gerar 1.200 novos empregos (400 diretos), além de preservar 15 mil empregos diretos vigentes e 50 mil indiretos.

Ele negou que o novo programa do governo promova uma guerra fiscal entre os estados.

"Em São Paulo, vamos gerar e preservar empregos, sem guerra fiscal, sem prejudicar outros estados, não estamos fazendo guerra fiscal e não faremos", afirmou.

MUNICIPAL

A Prefeitura de São Caetano do Sul anunciou também que vai apresentar à Câmara Municipal nesta terça-feira um projeto de lei com benefícios fiscais para o setor automotivo na cidade.

O ProAuto (Programa de Incentivo à Indústria Automobilística) concederá isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e desconto de 5% para 2% no ISSQN (Imposto Sobre Serviços De Qualquer Natureza) por oito anos.

Também haverá tarifa diferenciada para as empresas na água e desconto de 80% na conta de esgoto. 

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).