Cidades

CAMPO GRANDE

Festejo pelo regime militar reúne cerca de 30 pessoas na Afonso Pena

Apesar de diminuta, manifestação é barulhenta na Capital

Redação

31/03/2019 - 17h30

Cerca de 30 manifestantes se reúnem em frente ao Ministério Público Federal (MPF), na Avenida Afonso Pena, para comemorar o regime militar que neste domingo (31), completam 55 anos.

Vestidos de verde e amarelo, com bandeiras do Brasil, foram entregues folhas com hino da bandeira brasileira, hino da Proclamação da República e hino do Exército para os manifestantes cantarem. Um caminhão de som também foi contratado para chamar a atenção de quem passa pelo local.

O uso do alto falante também serviu para fazer uma narrativa do que o público considera correto dos 21 anos do regime. Segundo o orador, "ditadura não é pra conversar com professorzinho de faculdade, mas com os pais."

Muitos carros passam buzinando em apoio dos manifestantes, que soltam fogos a todo o momento.

Cartazes foram pendurados pelo local, agradecendo aos militares terem impedido que naquela época, "o País se tornasse Cuba."

Organizadora do evento, a médica Sirlei Ratier, disse que os militares livraram o País do comunismo. "Temos que ajoelhar e agradecer a Deus pelos nossos militares", disse em cima do caminhão de som.

Sirlei não tem estimativa de quantas pessoas vão se reunir. O local escolhido, segundo a organizadora, é porque a avenida virou ponto de referência dos manifestantes. "Se fosse em outro lugar, ficaria difícil."

A dentista aposentada Idê Alves de Souza, de 64 anos, conta que viveu durante o regime militar e descreve como uma época maravilhosa. "A gente podia namorar dentro do carro sem medo, podia ir ao cinema, o custo estudantil a gente tinha condições de pagar. Não tinha essa insegurança de hoje", disse.

O defensor público Amarildo Cabral acha importante a comemoração. "A esquerda na época dizia que queria implantar a ditadura do proletariado, ou seja, o comunismo, e os militares não permitiram", disse.

Desde o ano passado o grupo comemora a data. "Antes do Bolsonaro ser eleito presidente, a gente comemora. O regime contribuiu para o País não ser de esquerda. Foi bom para todo mundo", disse o funcionário público Cabral.

Retomada

Justiça autoriza ex-vereador Tiago Vargas retirar tornozeleira eletrônica

Retomada oficial de Tiago Vargas à policia foi publicada no último dia 27 de outubro

06/11/2026 17h30

Ex-vereador de Campo Grande foi reitegrado à Polícia Civil recentemente

Ex-vereador de Campo Grande foi reitegrado à Polícia Civil recentemente Fotos: Reprodução / Redes Sociais

Continue Lendo...

Patrimônio Histórico

Igreja centenária de Tia Eva reabre após restauração de R$ 2,2 milhões

Interditado em 2024 por risco estrutural, templo será reinaugurado em 11 de novembro, durante as comemorações dos 100 anos da morte da fundadora da comunidade quilombola

06/11/2026 15h34

Comunidade Tia Eva

Comunidade Tia Eva Reprodução Gov/MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).