Cidades

PROBLEMA

Caramujos infestam ponto de ônibus na Avenida Tamandaré

Molusco pode até servir de criadouro para o Aedes aegypti

Redação

28/04/2019 - 17h14

Quem aguarda a chegada do ônibus em um dos pontos espalhados pela Avenida Tamandaré, uma das principais vias da região norte de Campo Grande, “ganha” a companhia de uma comunidade de caramujos.

A denúncia foi feita por uma ouvinte da rádio Mega 94, que registrou a infestação com fotos e vídeos. Os moluscos aparecem no mato que circunda o ponto de parada e no muro próximo ao local.

O tempo de chuva favorece o aparecimento dos bichos. Embora lentos e pareçam inofensivos, os caramujos podem transmitir doenças.

De acordo com o Instituto René Rachou, unidade mineira da Fundação Oswaldo Cruz, a casca do caramujo africano (Achatina fulica) pode até servir de criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Mesmo após a morte do molusco, a concha que ele carrega nas costas demora tempo para se decompor e pode acumular água de chuva. O bicho deve ser eliminado e descartado corretamente para evitar esse problema.

Uma das soluções é queimar e enterrar as carcaças e ovos dos caramujos, a fim de impedir a proliferação da espécie. O procedimento deve ser feito com proteção nas mãos, com saco plástico ou luvas, para evitar qualquer contato com o molusco.

O caramujo africano é hospedeiro de um verme, o Angiostrongylus cantonensis, que transmite a meningoencefalite eosinofílica. A doença provoca a inflamação das meninges (membranas que recobrem o cérebro) e pode ser confundida com a meningite por ter sintomas parecidos.

A contaminação pode ocorrer por meio de larvas contidas no muco produzido pelo caramujo durante sua locomoção, ou mesmo pela ingestão de hortaliças e frutas contaminadas pela larva do bicho.

Em Campo Grande, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais da fauna sinantrópica, como morcegos, pombos, roedores, carrapatos, pulga e caramujos.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).