Cidades

EM BREVE

Moro anuncia leilão de 91 imóveis confiscados do tráfico em MS

Na lista, estão terrenos, apartamentos e até fazendas

Adriel Mattos

29/02/2020 - 14h01

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro anunciou na sexta-feira (28) que o governo federal vai leiloar 612 imóveis em todo o Brasil confiscados de organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas. Em Mato Grosso do Sul, 91 imóveis serão vendidos.

São casas, apartamentos, prédios comerciais, fazendas, chácaras, sítios, lotes e outros itens. A maioria está em Rio Verde de Mato Grosso, mas há imóveis em 17 municípios. São eles: Amambai, Aquidauana, Batayporã, Caarapó, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Dourados, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante, Terenos e Três Lagoas.

Há, por exemplo, um apartamento no Centro da Capital e um prédio no bairro Caiçara; uma fazenda no Pantanal, em Aquidauana; uma chácara em Caarapó; um sítio em Japorã; um prédio comercial em Rio Brilhante e três casas em Três Lagoas. A maioria das propriedades são lotes.

Todos os 612 imóveis foram listados em um painel georreferenciado com a localização exata e as informações detalhadas. Segundo a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), o painel diminui a burocracia e facilita que esses bens, confiscados em favor do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), sejam alienados o quanto antes, gerando recursos para políticas antidrogas.  

A página ainda apresenta informações sobre a documentação judicial do imóvel, se está completa ou não, indicando, assim, se há pendência com relação aos documentos encaminhados pelo Judiciário à Senad. Assim, caso esteja completa, o bem pode ser leiloado.

Conforme entram e saem dados do painel, ele é atualizado. A lista está disponível para consulta pública na página do Ministério da Justiça na internet (clique aqui para acessar).

COMO FUNCIONA  

Os imóveis do Funad têm origem no confisco de bens apreendidos em processos criminais relacionados ao tráfico de drogas e demais crimes previstos na Lei de Drogas (11.343/2006).  O registro é feito em um sistema própria, que gerencia os dados dos bens do fundo, a partir das informações encaminhadas pelo Poder Judiciário à Senad.

Esses bens têm como destinação principal a venda, por meio de leilões, resultando na arrecadação de recursos a serem aplicados em ações e projetos de enfrentamento e prevenção às drogas.

Previdência Social

INSS muda auxílio-doença e dá 10 dias para nova análise em MS

Nova regra já está em vigor e permite que segurados que tiveram o benefício negado pela análise de documentos apresentem novos laudos antes de recorrer

06/11/2026 18h31

Segurados aguardam atendimento em setor de perícia médica do INSS; novas regras permitem pedir reanálise do auxílio-doença negado em até dez dias.

Segurados aguardam atendimento em setor de perícia médica do INSS; novas regras permitem pedir reanálise do auxílio-doença negado em até dez dias. Foto: Agência Brasil

Continue Lendo...

Casa Própria

Campo Grande terá 1.264 novas casas populares; veja quem terá prioridade

Empreendimento nas Moreninhas já está em construção e terá 127 imóveis reservados para famílias cadastradas na Emha; primeiras unidades poderão ser adquiridas em dezembro.

06/11/2026 17h43

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha.

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha. Foto: Divulgação/Pacaembu Construtora

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).