A Santa Casa tem vÍvido um momento crítico no atendimento dos pacientes graves Não-Covid, de acordo com informações da Assessoria de Comunicação do hospital, 13 pacientes aguardam vagas do Centro de Terapia Intensiva (CTI).
Isso porque a unidade de saúde tem sido o único hospital a receber esses pacientes e já se encontra com com lotação acima de sua capacidade de atendimento.
Últimas Notícias
A assessoria de comunicação da Santa Casa, divulgou nesta quarta-feira (31), uma nota na qual informam a situação do hospital.
"Estamos num momento crítico para o atendimento aos pacientes graves NÃO-COVID. Desde o final de semana aumentou o número de casos de pacientes vítimas de trânsito e agressões (baleados, principalmente)".
A equipe ainda informa que na última noite, o hospital recebeu 3 pacientes baleados, e que no atual momento 13 pacientes graves Não-Covid aguardam vagas CTI.
Conforme explicado pela assessoria da unidade, 7 desses pacientes que aguardam vagas, estão intubados na área Vermelha do Pronto Socorro, sendo 1 em ambú.
Os outros 6 pacientes estão em salas do Centro Cirúrgico, ou seja, em salas que ficam “travadas” para cirurgias até que esses pacientes consigam vaga no CTI, explicou o profissionais de saúde do hospital.
Moradora do município de Antônio João, Rita Lozano Dauzacker, presenciou a lotação do hospital, quando seu filho de 15 precisou passar por uma neurocirurgia na madrugada da última terça-feira (30).
A mãe explicou que o filho sofreu um traumatismo intracraniano, foi levado para o Hospital Cassems em Ponta Porã e depois conseguiu vaga para ser operado na Santa Casa de Campo Grande. Rita informa que depois da cirurgia, seu filho permaneceu na sala a onde foi operado aguardando por uma vaga na CTI.
"A cirugia ocorreu tudo bem, mas depois a equipe e o médico me informaram que meu ficaria no centro cirúrgico até conseguirem uma vaga CTI para ele, ele ficou lá durante 24 horas, e hoje pela manhã foi encaminhados para um quarto normal, porque ele já estava respondendo bem ao pós cirúrgico", esclareceu.
A mulher informa que no caso de seu filho ele acabou melhorando e não precisando mais da vaga CTI, mas que outras pessoas talvez não tenham a mesma sorte.
"O hospital está lotado, nunca vi desta forma, o Pronto Socorro esta cheio de pessoas em macas, meu filho esta se recuperando e não precisou mais da vaga CTI, mas eu fico imaginando outras pessoas que realmente precisam, e estão tendo que esperar, penso até mesmo se meu filho precisa-se mesmo, teríamos que esperar mais tempo, isso é apavorante", relatou a mulher.
O coordenador do Núcleo de Regulação da Santa Casa, Fabiano Cançado, relatou em um vídeo, que a área vermelha do hospital, que tem capacidade para atender seis pacientes, está com 17 pacientes.
"Estamos com 17 pacientes em nossa área vermelha, nossas salas de cirurgia estão com pacientes necessitando de CTI, infelizmente está muito acima da nossa capacidade, a situação está desesperadora, pedimos encarecidamente consciência da nossa população".