Com o objetivo de modernizar a cidade, as obras do Reviva Campo Grande estão avançando de maneira significativa. Nesta semana, foi feita a retirada das árvores inapropriadas ou que ofereçam risco à população para, posteriormente, plantar mudas que se adequem melhor às condições urbanas.
A medida não agradou os moradores do local. Neize Sans, de 67 anos, mora em frente da Praça dos Imigrantes e, segundo a jornalista, as árvores do local foram retiradas no sábado de manhã, o que causou surpresa aos moradores.
“Nós não sabíamos que iam retirar e não temos conhecimento de como está o projeto. A população não está sendo consultada”, relatou a Neize Sans.
Conforme a prefeitura, para que a construção de áreas verdes seja bem sucedida, é essencial fazer o manejo preventivo de árvores que não são apropriadas para o espaço urbano.
De acordo com a gestão, algumas espécies têm raízes que quebram as calçadas, atrapalham a circulação de pessoas pelo passeio público ou interferem na acessibilidade universal, e podem comprometer a segurança de quem transita pelo local.
Últimas notícias
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), explica que existe um processo para que a remoção da árvore seja feita de maneira que respeite o artigo 22 da Lei Complementar 184/2011, que estabelece critérios para retirada de árvores do passeio público.
É realizada a checagem técnica das condições que a árvore apresenta. É considerada a largura que as raízes apresenta na calçada, riscos de queda, a presença da rede elétrica e se é uma espécie adequada para se plantar onde há cimentos e edificações.
As próximas mudas que serão plantadas serão dos tipos encontrados no cerrado brasileiro, ou seja, aroeira-pimenteira, chuva-de-ouro, pata-de-vaca, manacá-da-serra, cácia, entre outras espécies, que respeitem a diversidade da flora.
A Semadur ressalta que não foram retiradas todas as árvores do local, e que mais de mil mudas serão plantadas na região central, sendo que todas seguirão um padrão de porte e estágio de desenvolvimento previsto no projeto.