Cidades

Reviva Campo Grande

Prefeitura retira árvores inapropriadas com o intuito de melhorar a arborização do centro

Árvores oferecem riscos à população; medida não agradou moradores do local

Alex Nantes

22/07/2021 - 11h23

Com o objetivo de modernizar a cidade, as obras do Reviva Campo Grande estão avançando de maneira significativa. Nesta semana, foi feita a retirada das árvores inapropriadas ou que ofereçam risco à população para, posteriormente, plantar mudas que se adequem melhor às condições urbanas.

A medida não agradou os moradores do local. Neize Sans, de 67 anos, mora em frente da Praça dos Imigrantes e, segundo a jornalista, as árvores do local foram retiradas no sábado de manhã, o que causou surpresa aos moradores. 

“Nós não sabíamos que iam retirar e não temos conhecimento de como está o projeto. A população não está sendo consultada”, relatou a Neize Sans. 

Conforme a prefeitura, para que a construção de áreas verdes seja bem sucedida, é essencial fazer o manejo preventivo de árvores que não são apropriadas para o espaço urbano. 

De acordo com a gestão, algumas espécies têm raízes que quebram as calçadas, atrapalham a circulação de pessoas pelo passeio público ou interferem na acessibilidade universal, e podem comprometer a segurança de quem transita pelo local.

Últimas notícias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), explica que existe um processo para que a remoção da árvore seja feita de maneira que respeite o artigo 22 da Lei Complementar 184/2011, que estabelece critérios para retirada de árvores do passeio público.

É realizada a checagem técnica das condições que a árvore apresenta. É considerada a largura que as raízes apresenta na calçada, riscos de queda, a presença da rede elétrica e se é uma espécie adequada para se plantar onde há cimentos e edificações.

As próximas mudas que serão plantadas serão dos tipos encontrados no cerrado brasileiro, ou seja, aroeira-pimenteira, chuva-de-ouro, pata-de-vaca, manacá-da-serra, cácia, entre outras espécies, que respeitem a diversidade da flora.

A Semadur ressalta que não foram retiradas todas as árvores do local, e que mais de mil mudas serão plantadas na região central, sendo que todas seguirão um padrão de porte e estágio de desenvolvimento previsto no projeto.

Assine o Correio do Estado

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).