Empresas e prestadores de serviços de setores regulados na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) poderão realizar pagamentos via PIX a partir de 1° de agosto.
Desta forma, não será mais necessário ir até uma agência para imprimir as guias, sendo possível efetuar as transações através do celular. A Agência é a primeira do país a aderir ao modelo.
Inicialmente, os serviços de Licença Fretamento, vistorias, licenças de viagens, expedição de certificado, autos de infração, taxa de outorga, serviços cadastrais aceitarão o pagamento.
O diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis explicou que a inovação vem sendo discutida há 90 dias, e foi alinhada junto a diretoria do Banco do Brasil na segunda-feira (27).
“Além da redução de tempo e custo, a digitalização de pagamentos representa um enorme avanço e vai facilitar a quitação de débitos inclusive para as empresas que atuam no interior do Estado que muitas vezes precisavam se deslocar até a capital para negociar valores e emitir guias”, disse Assis.
Últimas notícias
O PIX é um meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias que foi criado pelo Banco Central do Brasil.
Com ele, transações podem ser feitas pelo celular a qualquer hora do dia, basta que o cliente possua uma conta-corrente ou poupança.
O gerente-geral de setor público, Ricardo Santa Cruz afirmou que a utilização do PIX, tornou-se uma das principais transações do país em pouco tempo.
“É um formato de pagamento mais fácil e rápido. Tínhamos, em um passado muito recente, um modelo de pagamento em que demorava pela compensação. Hoje apresentamos um modelo que estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana”, relata.
A representante da Cooperativa de Transporte de Passageiros e Carga Cidade das Águas do município de Três Lagoas, Silvana Alves Moreira afirmou que empresas do interior tem muita dificuldade em realizar os pagamentos pelo antigo formato.
“O pagamento via PIX vai facilitar, de forma bastante considerável, para a nossa cooperativa que hoje realiza o pagamento de 3 a 4 guias mensalmente através de boletos que podem ser quitados apenas no Banco do Brasil", disse.
A empresa possui uma média de 165 veículos que realizam o transporte de passageiros em Mato Grosso do Sul.
"Como estamos em período de atendimento bancário restrito por conta da pandemia, muitas vezes é necessário retirar senha e nos casos que o atendimento é mais lento, se faz necessário que o nosso financeiro gere outra guia para pagamento, o que nos causa um certo transtorno", completou.