Cidades

Campo Grande

Enfermeiros da Santa Casa irão paralisar atividades de atendimento

Após 337 demissões sem justificativa, funcionários pedem recursos e equipe para manter trabalho diário

Thais Libni

24/08/2021 - 15h25

Os profissionais de enfermagem da Santa Casa de Campo Grande, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores na Área e Enfermagem em Mato Grosso do Sul (Siems) estudam paralisar as atividades de atendimento no hospital nas próximas horas.

De acordo com a vice-presidente do Siems, Helena Delgado, em 2021 o hospital realizou demissões de 337 profissionais da área da enfermagem. 

Últimas Notícias

Entre as demissões, estão: 233 Técnicos em Enfermagem; 101 Enfermeiros; e 3 Auxiliar em Enfermagem, mantendo apenas uma equipe quase emergencial para continuar atendendo a demanda do hospital.

"Os profissionais estão sobrecarregados por conta das demissões desenfreadas, agora a gestão decidiu suspender todas as horas extras e o adicional de assiduidade, eles não conseguem trabalhar nessa situação, até o momento não tem previsão de reposição de trabalhadores, a Santa Casa precisa justificar o que está acontecendo, por isso estamos intervindo nesse caso e a paralisação ocorrerá por falta de condições de trabalho", disse Helena.

Segundo o presidente do sindicato, Lázaro Santana, as demissões aumentam a defasagem que já existe no hospital. 

“O total de demissões interfere absurdamente no cotidiano daqueles continuam no hospital, sobrecarregando o trabalho dos ativos e aumentando a defasagem já existente, vez que não é observada reposições, ou seja, novas contratações. Essa situação pode ocasionar doenças irreversíveis à saúde mental e física dos trabalhadores, bem como acarretar prejuízos na assistência prestada”, ressalta.

Por fim, Helena explica que os profissionais querem apenas recursos e uma equipe completa. " Esses profissionais precisam e querem uma equipe completa para poderem executar  suas funções, a pandemia em si já dificulta o trabalho dos profissionais da enfermagem, a falta de recursos aumenta ainda mais o desafio".

O Siems abriu um procedimento no Ministério Público do Trabalho requerendo explicações acerca das demissões e cobrando as justificativas acerca da motivação dos desligamentos e as medidas que o hospital vem tomando para suprir o déficit destes 337 profissionais.

Assine o Correio do Estado

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).