Cidades

CONSEQUÊNCIA DO TEMPORAL

Escolas da Rede Municipal de Campo Grande não terão aulas nesta segunda-feira

Árvores e muros caíram em várias unidades, além de muitas ainda estarem sem energia elétrica

Escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande não terão aulas nesta segunda-feira (18).

O superintendente de Finanças da Secretaria Municipal de Ensino (Semed), Walter Pereira, disse ao Correio do Estado que a suspensão é porque várias escolas registraram estragos devido à tempestade de sexta-feira (15).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 102 km/h, que causaram a queda de mais de 150 árvores.

"Várias escolas tiveram problemas gravíssimos e precisamos reparar os danos", disse.

Entre os problemas registrados estão queda de árvores e muros, destelhamento, muita sujeira nas salas de aula e pátios, além da falta de energia elétrica.

O prédio da Semed também foi atingido, ocorrendo destelhamento e queda de árvores, inclusive em veículos que estavam estacionados no local.

Últimas notícias

Conforme Pereira, desde sexta-feira as equipes estão mobilizadas para realizar os reparos, mas muita coisa depende de outros órgãos, como Bombeiros e Energisa.

Dessa forma, em reunião com diretores, foi decidido pela suspensão das aulas até que os problemas sejam sanados e para não colocar os estudantes em risco ou recebê-los em condições precárias.

"Pensando na seguridade dos nossos alunos e profissionais, até porque o retorno  exige tempo para que haja reparo dos danos e organização interna, resolvemos suspender", explicou o superintendente.

Os trabalhos continuam durante todo o domingo e na segunda-feira e a expectativa é que as aulas retornem normalmente na terça-feira (19).

"Terça -feira as aulas estarão retornando normalmente, com exceção de unidades em que, por acaso, não houver retorno da energia", disse Pereira.

Tempestade

Na última sexta-feira (15), Campo Grande foi encoberta por uma densa nuvem de poeira acompanhada de fortes rajadas de vento, o que fez o dia virar noite e causou destruição em diversos pontos da cidade, como destelhamentos de imóveis, quedas de árvores, rompimentos de fiações e pessoas feridas.  

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou às 17h de sexta-feira, rajadas de 102 km/h na Capital.  

Foram 154 ocorrências de quedas de árvores até as 17h40 do dia, segundo o Corpo de Bombeiros.  

Entre meia-noite do dia 13, até às 21h30 de sábado, foram contabilizadas 1.434.626 raios.

Cerca de 30 bairros ficaram sem energia elétrica, com 16 deles ainda sem luz neste domingo (17), segundo a Energisa.

A falta de energia também prejudicou o abastecimento de água em algumas regiões.

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).