Cidades

BALANÇO DE 2021

Renovação de CNH de forma online aumentou 80% em 2021 em Mato Grosso do Sul

Mais de 54 mil habilitações foram renovadas por meio do sistema digital do Detran

A pandemia levou muitas pessoas a optarem por trocar o atendimento presencial por serviços online, quando há essa opção.

Em Mato Grosso do Sul, isso refletiu também no aumento no número de carteiras nacionais de habilitação (CNHs) renovadas de forma online, pelo portal de serviços 'Meu Detran'.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em 2021, houve aumento de 80% na renovação de CNH online, em comparação com 2020.

Conforme balanço divulgado pelo órgão, no ano passado foram 54.034 renovações pelo portal, enquanto em 2020 foram 29.276.

Além da renovação da CNH, o serviço, que está disponível desde 2017, possibilita o pagamento do boleto para exame médico ou psicológico, consulta da situação da CNH, remissão de CNH definitiva e segunda via, além de PID (Permissão Internacional para Dirigir) e segunda via da PID.

Com relação a primeira habilitação, relatório da Diretoria de Habilitação aponta que o ano encerrou com um saldo de 11.565 novos habilitados a mais do que no ano anterior.

Em 2020, 23.259 novos motoristas tiraram habilitação, enquanto em 2021 foram 34.824 habilitados durante o ano.

Também houve aumento na geração de CNHs no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), com mais de 148 mil carteiras geradas.

Os dados apontam ainda que houve recorde em exames práticos, saindo de 74.187 em 2020 a 108.910 em 2021. 

Já os exames teóricos registraram um aumento de 20%, de 50.302 para 63.018. 

No ano passado, foram realizados quase 300 mil exames de saúde.

Para ter a CNH digital o condutor precisa baixar o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), disponível nas lojas virtuais para todos os sistemas operacionais.

Já para a CNH Ágil, basta acessar o site do Meu Detran e se cadastrar.

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).