Cidades

PONTO TURÍSTICO

Estudantes do interior de MS viajam 160 quilômetros para visitar Bioparque Pantanal

Caravana de Rio Brilhante é a primeira do interior a visitar o maior aquário de água doce do mundo

Caravana de Rio Brilhante foi a primeira interior de Mato Grosso do Sul a visitar o Bioparque Pantanal, popularmente conhecido como Aquário do Pantanal.

Estudantes de cinco escolas e o prefeito do município percorreram 160 quilômetros de Rio Brilhante a Campo Grande, em uma viagem de cerca de três horas, para conhecer o maior aquário de água doce do mundo.

As escolas de Rio Brilhante que visitaram o Aquário são Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, II, III, IV e Escola Municipal Prefeito Sírio Borges.

O prefeito de Rio Brilhante, Lucas Centenaro, agradeceu ao governo de Mato Grosso do Sul pela oportunidade.

“Durante todo o trajeto [as crianças] ficaram ansiosas para conhecer o Bioparque. A gente pergunta para elas o que estão achando do lugar e percebe a fascinação por cada animal que tem aqui. Para eles é muito importante conhecer a fauna e a flora do nosso Estado que é riquíssima”.

Natã Felipe, de 10 anos e do município de Rio Brilhante, ficou impressionado com o tanque de jacarés. 

“Eu gostei muito da experiência, dos peixes e principalmente dos jacarés. Eu já queria vir aqui antes com meus pais, mas ainda não tinha inaugurado, mas agora estou aqui e muito feliz”.

A professora que acompanhou os alunos durante a visita, Carla Vilas Boas, explicou que a prática foi aplicada a teoria que foi estudada em sala de aula.

“O que a gente conversa na sala de aula, vê em livros, hoje estamos vendo aqui, ao vivo e a cores”.

Conforme a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balistieri, as visitas são guiadas, para haver não apenas contemplação dos tanques, mas também conhecimento e informação à quem visita o local.

“Os condutores estão recebendo treinamento para isso para poder transferir para os alunos, como educação ambiental, estudo, pesquisa, conhecimento e lazer”.

O educador ambiental, Douglas Henrique Melo, recepciona as visitas no Bioparque Pantanal e diz que sua missão é passar uma ideia mais fundamentada a quem contempla os tanques.

“Quando eu entrei fiquei muito preocupado em saber o máximo possível do lugar, das espécies, da história em geral, dos diferentes biomas. Estamos desenvolvendo o papel de guias fazendo a transposição das informações”. 

Outras visitas

A segunda-feira (2) foi exclusiva para visita de alunos da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa. Já na terça-feira (3), o Bioparque abriu as portas para o público geral que realizou agendamento pelo site. 

A gestora em serviço de saúde, Roberta Taques, ficou encantada com as belezas naturais de água doce do Mato Grosso do Sul e do mundo. 

“Está lindo, maravilhoso, esperei muitos anos para estar aqui. É a minha primeira vez em um aquário e o que amais me chamou a atenção foi ter a sensação de estar dentro de um rio”.

A aluna da E.E. Prof. Henrique Ciryllo Corrêa, Alice Maria da Silva, de dez anos, gostou do passeio. “Achei muito legal. Eu gostei do jacaré, nunca tinha visto um na minha vida. Foi legal, me diverti muito”.

Agendamento

O Bioparque Pantanal está com agendamento indisponível temporariamente. As vagas para o mês de maio foram esgotadas após 12 mil agendamentos. 

A previsão é que a agenda para o mês de junho reabra na segunda quinzena de maio, de acordo com a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balistieri.

Pessoas interessadas em conhecer o Bioparque podem realizar o agendamento através deste site. 

O Bioparque Pantanal será aberto para determinado grupo a cada dia da semana. Confira:

Dia da semana                                                                Público
Segunda-feira                                           Escolas estaduais
   Terça-feira                                               Público geral
  Quarta-feira                              Escolas municipais e particulares
  Quinta-feira                                                 Público geral
    Sexta-feiraAssociações, fundações, instituições, visitas técnicas de universidades
      Sábado                                                Público geral

Previdência Social

INSS muda auxílio-doença e dá 10 dias para nova análise em MS

Nova regra já está em vigor e permite que segurados que tiveram o benefício negado pela análise de documentos apresentem novos laudos antes de recorrer

06/11/2026 18h31

Segurados aguardam atendimento em setor de perícia médica do INSS; novas regras permitem pedir reanálise do auxílio-doença negado em até dez dias.

Segurados aguardam atendimento em setor de perícia médica do INSS; novas regras permitem pedir reanálise do auxílio-doença negado em até dez dias. Foto: Agência Brasil

Continue Lendo...

Casa Própria

Campo Grande terá 1.264 novas casas populares; veja quem terá prioridade

Empreendimento nas Moreninhas já está em construção e terá 127 imóveis reservados para famílias cadastradas na Emha; primeiras unidades poderão ser adquiridas em dezembro.

06/11/2026 17h43

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha.

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha. Foto: Divulgação/Pacaembu Construtora

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).