A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá autuou uma transportadora que abastecia outros veículos de maneira ilegal nesta quinta-feira (14). O flagrante foi realizado após denúncias de moradores que perceberam a presença de um tanque reboque estacionado em área rural, a 15 km da cidade.
Na autuação foram encontrados 3 mil litros de óleo diesel, no veículo com capacidade total de 28 mil. O local funcionava como ponto de abastecimento para caminhões que transportam minério para a empresa transportadora. Companhia não tinha licença ambiental para a atividade.
Os agentes multaram a empresa em R$120 mil, sob acusação de armazenamento de produto perigoso sem autorização ambiental e em desacordo com as normas para o tipo de substância.
De acordo com a PMA, os produtos não só estavam armazenados de maneira perigosa, como colocavam em risco o ambiente e as pessoas, por não possuir nenhum sistema de proteção para o solo e por ser altamente inflamável.
Os responsáveis poderão responder pelo crime ambiental previsto pela Lei Federal nº 9.605/12/2/1998, que prevê pena de um a quatro anos de reclusão.