Cidades

Avaliação

MPF monitora segurança de barragem em Corumbá

Entre as preocupações postas no processo estão a rota de fuga dos empregados em caso de ruptura de barragem

Uma portaria do Ministério Público Federal (MPF) determinou a instauração de um procedimento administrativo para acompanhar a Política Nacional de Segurança de Barragens em relação à Barragem B-6, em Corumbá, atualmente sob responsabilidade da empresa Vetria Mineração.

A empresa responsável pelo local tem um prazo de 15 dias para apresentar a documentação comprobatória das medidas tomadas para viabilizar acesso à rota de fuga dos empregados da Vetorial Siderurgia em caso de ruptura da barragem, "especialmente os recentes simulados e sinalização de rota de fuga.”

O processo é assinado pela Procuradora da República, Samara Yasser Yassine Dalloul. Entre as justificativas postas, a procuradora considerou que  o trabalho na região se trata de uma atividade contínua e permanente em relação à manutenção da regularidade, a existência de recomendações e prazo, assim como salientou a importância de que a próxima inspeção in loco e a constante modificação das regras sejam “concernentes à segurança de barragens”. 

Em 2019 O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu uma série de recomendações de segurança à empresa Vetorial Mineração, responsável pela Barragem Sul, em Corumbá, e às empresas mineradoras responsáveis, no período, por outras 42 barragens no País, que ofereciam alto risco em caso de rompimento.

Entre as dez recomendações feitas às empresas, o MPT cobrava o cumprimento das normas de saúde e segurança, o monitoramento das condições operacionais que possam afetar a estabilidade das estruturas e que as mineradoras informem o número de trabalhadores próprios e terceirizados.

“O desatendimento da presente recomendação ensejará a adoção das medidas legais e judiciais cabíveis, inclusive na esfera criminal”, disse na ocasião o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, e a procuradora Natasha Campos Barroso Rebello, coordenadora do grupo de trabalho Prevenção de Acidentes em Barragens, do MPT, que assinam o documento disponível no site do MPT.

Os procuradores do MPT cobraram a confecção e apresentação dos planos de segurança das barragens. Na ocasião, os planos deveriam conter as cópia dos relatórios de inspeções de segurança; dados sobre a estrutura organizacional e qualificação técnica dos profissionais da equipe de segurança da barragem; manuais de procedimentos dos roteiros de inspeções de segurança e de monitoramento; indicação das áreas próximas que não devem ser ocupadas, exceto por atividades indispensáveis à manutenção e à operação da barragem.

Assine o Correio do Estado

Casa Própria

Campo Grande terá 1.264 novas casas populares; veja quem terá prioridade

Empreendimento nas Moreninhas já está em construção e terá 127 imóveis reservados para famílias cadastradas na Emha; primeiras unidades poderão ser adquiridas em dezembro.

06/11/2026 17h43

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha.

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha. Foto: Divulgação/Pacaembu Construtora

Continue Lendo...

Retomada

Justiça autoriza ex-vereador Tiago Vargas retirar tornozeleira eletrônica

Retomada oficial de Tiago Vargas à policia foi publicada no último dia 27 de outubro

06/11/2026 17h30

Ex-vereador de Campo Grande foi reitegrado à Polícia Civil recentemente

Ex-vereador de Campo Grande foi reitegrado à Polícia Civil recentemente Fotos: Reprodução / Redes Sociais

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).