Cidades

segurança no trânsito

Prestes a ser inaugurada, moradores exigem quebra-molas na nova Av. dos Cafezais

Após duplicação, moradores relatam novo problema, a alta velocidade dos veículos

Valesca Consolaro

17/08/2023 - 11h30

Após duplicação e revitalização da Avenida dos Cafezais, na região sul de Campo Grande, moradores pedem instalação de redutor de velocidade. 

A obra é mais uma das melhorias incluídas no calendário do Governo de Mato Grosso do Sul, que são realizadas em Campo Grande.

Conforme divulgado pela  Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), a obra está praticamente concluída, restando apenas alguns acabamentos e detalhes na sinalização. 

A duplicação da Cafezais era um antido pedido dos moradores da região, que sempre relataram problemas nos horários de pico para sair dos bairros, em direção ao centro da cidade.

A obra solucionou boa parte desse problema, dando fim a este transtorno. Porém, os moradores da região relatam o surgimento de um novo problema: a alta velocidade dos veículos. 

Um dos moradores entrou em contato com o Correio do Estado para reclamar que, com as obras, os quebra-molas foram retirados, e muitos veículos não respeitam a velocidade. 

Desse modo, eles solicitam a instalação de algum redutor de velocidade, principalmente na área escolar, acesso do Samambaia à escola e posto de saúde da região.

“É muito difícil atravessar com as crianças, precisamos de uma lombada eletrônica, quebra-mola”, disse um dos moradores. 

Veja abaixo o vídeo enviado à reportagem, em que é possível ver as crianças atravessando a via correndo, enquanto os carros andam em alta velocidade:

 

Em contato da reportagem com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), foi informado que não há previsão de instalação de um redutor de velocidade. 

“Ainda não há necessidade de redutor, em vista que o cruzamento aberto está sendo semaforizado”, disse em nota.

Entretanto, conforme é possível notar no vídeo enviado pelos moradores, no local próximo à escola, não há semáforos próximos e os carros abusam da velocidade.

Saiba mais

Pedido atender a pedido antigo dos moradores, a Prefeitura de Campo Grande apresentou o projeto executivo e o Governo do Estado assumiu o comando da obra na Cafezais. 

Segundo informação do Governo do Estado, divulgada em dezembro do ano passado, a duplicação da Avenida dos Cafezais, principal ligação viária da saída de São Paulo (Avenida Gury Marques), com os bairros Paulo Coelho Machado, Jardim Canguru e Los Angeles, está sendo custeada pelo valor de R$ 9,8 milhões.

Com extensão total de 3,2 quilômetros, entre a Avenida Gury Marques e a Rua Engenheiro Paulo Frontin, a Avenida Cafezais recebeu obras de pavimentação, drenagem e restauração.

A via recebeu 1.150,84 metros de duplicação, entre a Avenida Gury Marques e a rotatória da Avenida Delegado Alfredo Hardman; 1.806,00 metros de drenagem; 13.379,39 m² de asfalto novo entre a Gury Marques e a rotatória da Delegado Alfredo Hardman; e 49.445,33 m² de recapeamento, entre a Delegado Alfredo Hardman até a rotatória da Rua Patrocínio, nos dois sentidos da via, e entre as ruas Fidelis Bucker e Engenheiro Paulo Frontin”, informou Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog). 

Foram ainda 3.631,78 m² de reconstrução do pavimento entre as ruas do Patrocínio e Fidelis Bucker, além da instalação de 1.097 metros de ciclovia.

Segurança pública

Sejusp comemora a PEC da segurança pública

Aprovação de proposta deve endurecer medidas de enfrentamento ao crime organizado e financiamento com previsão de repasses obrigatórios

06/11/2026 12h45

Sejusp comemora a PEC da segurança pública

Sejusp comemora a PEC da segurança pública Bruno Rezende/Secom-MS

Continue Lendo...

IFRIT

Advogado de Hoffman diz que traficantes eram apenas informantes

Material da Polícia Federal traz imagens do ex-delegado da Denar em comemorações, churrascos e até karaokê com um dos supostos chefes do tráfico em Ponta Porã

06/11/2026 12h25

PF e MPMS suspeitam do envolvimento do delegado Hoffman no desvio de drogas em MS

PF e MPMS suspeitam do envolvimento do delegado Hoffman no desvio de drogas em MS Gerson Oliveira

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).