Cidades

Atendimento democrático

Servidores da ALEMS concluem curso de libras e promovem acessibilidade no atendimento

Com a capacitação na Língua Brasileira de Sinais, os servidores democratizam o acesso a comunidade de pessoas com deficiência auditiva

Laura Brasil

02/04/2024 - 16h00

Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul receberam na Escola do Legislativo Ramez Tebet, o certificado do curso Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais – Libras. O intuito da oferta foi de capacitar os profissionais para um atendimento inclusivo e democrático. 
 

 Foto: Luciana Nassar / ALEMS

Cerca de 28 servidores concluíram o curso com duração de 60 horas/aula que foram ministradas pelos professores Claudio Luiz Vasques, Juliana Pereira Batista e Larissa Sisti.

“Nossa iniciativa, visa facilitar o diálogo com os deficientes auditivos que frequentam a Assembleia Legislativa. Agora, eles têm acesso às pautas sociais e parlamentares, que justamente os representam na sociedade”, destacou o professor Claudio.

A coordenadora de Segurança, Luciene Souza, destacou que a iniciativa da ALEMS serve como exemplo para outras instituições públicas de ter profissionais que ofereça atendimento com inclusão. 

 “Mais uma vez o Parlamento Estadual demonstra a preocupação com a acessibilidade e inclusão. Temos, hoje, servidores capacitados para atender com respeito e carinho as pessoas com deficiência auditiva que chegam à Casa de Leis”, afirmou a servidora.   

Para a presidente de honra da Escola do Legislativo e secretária de Recursos Humanos da ALEMS, Marlene Figueira, o investimento em qualificação rompe com eventuais barreiras de comunicação e garante os direitos coletivos. 

“A inserção de Libras na capacitação dos nossos servidores comprova que exercemos a cidadania e garantimos os direitos sociais e coletivos”.  

A Lei (10.436/2002) legitima Língua Brasileira de Sinais - Libras -, como determina que o Poder Público adote medidas para estimular o uso e a difusão entre seus servidores para atendimento da comunidade. 

Acompanhando a determinação, desde 2017, a Tv Assembleia insere em sua programação a tradução para Libras. 

Assine o Correio do Estado

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

ACIDENTE GRAVE

Acidente na BR-163 entre carro e caminhão deixa uma pessoa morta

A vítima foi identificada como Sidney de Souza Arruda, de 38 anos, e era condutor do carro. Ele era trabalhador rural no município de Rio Verde

07/11/2026 09h45

Acidente ocorreu na BR-163, entre as cidades de São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso

Acidente ocorreu na BR-163, entre as cidades de São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso Reprodução / Fica Dica SGO

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).