Cidades

Dignidade menstrual

Saiba como ter acesso a absorventes gratuitos em Mato Grosso do Sul

O projeto EmpoderaEla está arrecadando absorventes até 14 de abril em Campo Grande, beneficiando a Casa da Mulher Brasileira

Suelen Morales

08/04/2024 - 16h41

Absorventes gratuitos estão sendo disponibilizados em Mato Grosso do Sul, pelo Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal. Ao todo, 431 farmácias populares estão habilitadas para distribuição em 70 cidades. Além disso,  o projeto EmpoderaEla encerra sua campanha de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade no dia 14 de abril.

Recentemente foi lançada a cartilha "Programa Dignidade Menstrual - um ciclo de respeito", disponível no portal do Ministério da Saúde.  Uma pesquisa da Unicef revela que a falta de acesso a absorventes e itens de higiene afeta significativamente mulheres que menstruam, com 62% delas tendo deixado de frequentar escola ou outros locais devido à menstruação, e 73% se sentindo constrangidas durante esse período.

Diante deste problema social, o Shopping Campo Grande promove a campanha do projeto EmpoderaEla, que visa promover a dignidade menstrual e arrecadar itens de higiene pessoal. As doações serão destinadas à Casa da Mulher Brasileira, um local de acolhimento para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social. 

Cabe destacar que a Casa da Mulher Brasileira, pioneira no Brasil, atendeu mais de 15 mil mulheres em 2023. O espaço para doação está localizado em frente ao SAC, próximo à Renner, até o dia 14 de abril de 2024.

Ministério da saúde

O Programa Dignidade Menstrual visa beneficiar 24 milhões de mulheres no Brasil, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.

Estudantes de instituições públicas também podem se beneficiar, desde que estejam no CadÚnico e tenham renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo. Não há limite de renda para pessoas em situação de rua.

Assine o Correio do Estado.

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).