A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) divulgaram o balanço do atendimento médico nas bases que ofereceram suporte durante o Carnaval de Campo Grande.
Foram mais de 800 pessoas atendidas entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março.Para a segurança dos foliões, foram erguidas estruturas na Esplanada Ferroviária e na Praça do Papa, que contavam com 11 leitos, seis macas, cinco poltronas para hidratação, assim como uma equipe composta por médicos, técnicos de enfermagem e até um assistente social.
Enquanto na Esplanada Ferroviária foram registrados 43 atendimentos médicos, na Praça do Papa houve apenas 5. Entre os casos, destacam-se quedas da própria altura, mordida de cachorro e consumo excessivo de álcool.
Entre as ocorrências, também houve atendimentos por hipoglicemia, cefaleia intensa, torções, cortes na mão, quedas da própria altura, crises de ansiedade, mordedura de cão e consumo excessivo de álcool.
Esplanada Ferroviária
- 28/02 – 06 atendimentos
- 01/03 – 07 atendimentos
- 02/03 – 16 atendimentos
- 03/03 – 06 atendimentos
- 04/03 – 08 atendimentos
- Total: 43 atendimentos
Praça do Papa
- 03/03 – 02 atendimentos
- 04/03 – 03 atendimentos
- Total: 05 atendimentos
Carnaval Seguro
Para se ter uma ideia, apenas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu 843 ocorrências, um aumento de 9,34% em comparação com 2024, quando foram registrados 771 atendimentos.
Os casos de embriaguez subiram de 32 para 43, enquanto os de violência passaram de 36 para 37.
UPAs
As 10 unidades de saúde 24h (UPAs e CRSs) atenderam cerca de 28 foliões por consumo excessivo de álcool.
“Nossas equipes trabalharam intensamente para garantir a segurança e o bem-estar de todos. A missão das unidades de atendimento foi cumprida com eficiência, oferecendo suporte emergencial e cuidando da saúde dos foliões. A estrutura montada foi essencial para que o Carnaval fosse mais seguro, e seguimos com nosso compromisso de cuidar da saúde da população”, esclareceu a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.
Balanço de Carnaval
Como bem acompanhou o Correio do Estado, durante os cinco dias que marcaram os festejos de Carnaval em Campo Grande, segundo dados divulgados pela Polícia Militar, a metade das infrações registradas foram de pessoas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
Inclusive no dia em que a funkeira Tati Quebra Barraco iniciou a folia, um jovem com idade na casa dos 20 anos, foi impedido de acessar o espaço por ter sido flagrado durante a revista carregando uma espécie de "bomba".
** Colaborou Leo Ribeiro