Cidades

Saúde

Profissionais da saúde de 4 cidades recebem treinamento para frear chikungunya em MS

Capacitação será para profissionais de Fátima do Sul, Nioaque, Itaporã e Jardim

Para ampliar a capacidade de atendimento à população frente à epidemia de chikungunya em Mato Grosso do Sul, profisionais da Saúde em Fátima do Sul, Nioaque, Itaporã e Jardim receberão capacitação com especialistas para atuar nas Unidades Básicas de Saúde dos respectivos municípios. 

Com foco na organização da assistência, apoio operacional e qualificação do monitoramento epidemiológico, o reforço foi definido em reunião junto à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul no último dia (15), encontro que contou com representantes da Defesa Civil Estadual. 

Crhistinne Maymone, secretária de Estado de Saúde em exercício, destacou o alinhamento entre os entes envolvidos.

“Estamos conduzindo esse trabalho de forma integrada, com definição clara de responsabilidades e acompanhamento contínuo. Essa articulação é fundamental para garantir efetividade nas ações e resposta rápida à população”, afirmou. A Defesa Civil também contribuirá com o planejamento das ações e apoio logístico às equipes em campo.

Segundo o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Hugo Djan Leite, a articulação entre as instituições fortalece a resposta no território.

“Estamos organizando as frentes de trabalho com definição de rotas, divisão de equipes e apoio direto aos municípios. Esse alinhamento garante mais agilidade e precisão na resposta às demandas”, destacou.

Cenário

Atualizado nesta quinta-feira (16) pela Gerência Técnica de Doenças Endêmicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o boletim epidemiológico traz 12 mortes por chikungunya em todo o Estado, índice que representa 63% das mortes por essa arbovirose em todo o País.  

Chikungunya em MS

Distante aproximadamente 231 quilômetros da Capital, o município sul-mato-grossense de Dourados é o "epicentro" da chikungunya em MS. Por lá, foram confirmadas oito mortes por chikungunya neste ano, com os demais óbitos registrados em: 

  • Bonito (01 morte);
  • Fátima do Sul (01 morte);
  • Jardim (02 mortes).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, dois óbitos seguem em investigação, em um universo de 5.352 casos prováveis e outros 2.639 confirmados. 

*Colaborou Leo Ribeiro 

Assine o Correio do Estado

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

À FRENTE

Presidente do TJMS diz que tribunal será “vanguarda do Judiciário nacional"

O desembargador Dorival Pavan concedeu entrevista ao Correio do Estado depois de ficar à frente do Governo do Estado por seis dias

07/11/2026 10h30

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)

Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).