Cidades

Transporte Aéreo

Aeroporto da Capital planeja quase duplicar número de passageiros até 2027

Previsão é de que circulação de pessoas no terminal salte de 1,5 milhão para 2,6 milhões com a ampliação da estrutura

O número de passageiros do Aeroporto Internacional de Campo Grande deve quase duplicar até 2027, segundo o diretor Usiel Vieira. O aumento acontecerá após as obras de requalificação serem concluídas daqui a 60 dias.

Nesta sexta-feira, durante coletiva de imprensa realizada pela concessionária responsável Aena, empresa espanhola que administra o aeroporto desde outubro de 2023, foi anunciado que as reformas de ampliação e novos instrumentos do local devem ser entregues, em sua maioria, até o dia 5 de junho.

Com isso, é esperado que a circulação de passageiros aumente de 1,5 milhão para 2,6 milhões por ano a partir de 2027. "A gente tem um ganho de qualidade enorme que a sociedade, obviamente, vai perceber essa infraestrutura crescida aqui e vai utilizar com muito mais conforto", disse.

No último balanço de passageiros anuais divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos com base no painel de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os aeroportos da região Centro-Oeste receberam mais de 12,5 milhões de passageiros em 2025, 7,5% a mais do que em 2024.

Especificamente sobre Campo Grande, o aumento foi menor que a média regional, de 3,15%, registrando 775.150 passageiros.

"É desenvolvimento regional conectado ao crescimento do País. Fortalecer a infraestrutura aérea é mais eficiência logística e competitividade para quem produz. Também representa integração do campo com os mercados nacionais e internacionais", afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na época.

Contudo, em fevereiro deste ano, o Correio do Estado reportou que o movimento de passageiros nos aeroportos de Mato Grosso do Sul encolheu 6,3% no primeiro mês deste ano, na comparação com igual período do ano passado, seguindo a trajetória inversa daquilo que ocorre no restante do País.

No Brasil, o setor não só alcançou um novo recorde de movimentação para o mês, mas também atingiu a maior movimentação em um único mês na série histórica, com 12,4 milhões de passageiros transportados. A alta foi de 9,1% na comparação com janeiro de 2025.

Mas, em Mato Grosso do Sul, a quantidade de passageiros recuou de 151,6 mil, em janeiro do ano passado, para 142 mil em igual período deste ano, o equivalente a uma redução de 6,3%. 

Levando em consideração somente os números relativos a Campo Grande, o recuo é maior, de quase 9%. Em janeiro do ano passado foram 140,2 mil passageiros. Este ano, a quantidade de pessoas chegando ou saindo recuou para 127,6 mil.

Uma das explicações para a redução no movimento no aeroporto de Campo Grande foi a restrição para pousos e decolagens no período noturno. Desde outubro, estão suspensos os voos entre as 23h e as 5h, com retorno previsto após a entrega oficial dos fingers (pontes de acesso), na próxima semana.

REQUALIFICAÇÃO

O pacote de modernização do Aeroporto de Campo Grande soma mais de R$ 300 milhões em investimentos e, mesmo que a maioria das obras só fique pronta em junho, as três pontes de embarque e a nova sala de embarque doméstico já poderão ser usadas pelos passageiros a partir de quarta-feira.

A obra, iniciada em abril de 2025, é conduzida pela Aena e deve ampliar a capacidade operacional e o conforto dos passageiros a partir da próxima semana.

Segundo Usiel Vieira, a entrega marca um avanço importante na reestruturação do terminal. "A gente aumenta um ganho de qualidade fantástico", afirmou o diretor, mudança que, segundo ele, "coloca o aeroporto em nível internacional". 

Com as novas estruturas, os passageiros deixam de ficar expostos às condições climáticas durante o embarque. A expectativa é que mais de 70% dos voos passem a ser atendidos diretamente pelas pontes de embarque, o que deve agilizar o fluxo e melhorar a experiência dos usuários.

Apesar da inauguração parcial, o terminal segue em obras. Intervenções continuam nas áreas de check-in, inspeção de bagagens e circulação no saguão principal. A previsão é que toda a infraestrutura esteja concluída e em funcionamento até o dia 5 de junho.

Além das melhorias operacionais, o projeto inclui a ampliação da oferta comercial. Na nova sala de embarque, haverá um restaurante e dois cafés, sendo que um deles começa a funcionar na próxima semana, enquanto os demais serão inaugurados ao fim das obras. 

Na área externa, próxima ao check-in, outras três operações comerciais estão em fase de contratação.

Também está prevista a implantação de uma área externa junto ao posto de combustível administrado pela concessionária, com expectativa de funcionamento até 2027.

Entre as intervenções estruturais, está a requalificação do pavimento da pista principal e das taxiways, via que conecta a pista de pouso e decolagem aos pátios de estacionamento, terminais e hangares. (Colaborou Alison Silva)

Assine o Correio do Estado

AFOGAMENTO

Bombeiros localizam corpo de adolescente de 15 anos no Rio Paraguai

Erick José da Silva Moraes de Arruda havia desaparecido na tarde de sexta-feira (6)

07/11/2026 12h00

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado

Bombeiros realizaram buscas na sexta-feira e na manhã deste sábado Reprodução / Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Cidades

TJMS obriga prefeitura pagar transporte aéreo de bebê para tratamento pós-cirúrgico

Município teria negado custeio de transporte de avião, mesmo com recomendação médica em razão do tempo de vida da bebê, de 11 meses, e risco de complicações após cirurgia

07/11/2026 11h30

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses

MPE garante transporte aéreo para bebê de 11 meses Banco de Imagem

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).