Cidades
INTERVENÇÃO

Começam obras no Parque Cônsul Assaf Trad, abandonado há 12 anos na Capital

A expectativa é que o espaço seja aberto ao público em 6 meses, a obra está orçada em R$ 1,1 milhão

Rafaela Moreira

19/06/2021 15:49

Abandonado há doze anos, a Prefeitura de Campo Grande assinou a ordem de serviço para a contratação de empresa especializada para execução de revitalização e abertura do Parque Cônsul Assaf Trad, na Região Urbana do Prosa. 

Após assinatura da ordem de serviço, equipes deram início aos trabalhos, na última segunda-feira (14). As frentes de serviço foram divididas em três etapas, a primeira delas deve ser concluída em 180 dias. A obra está orçada em R$ 1,1 milhão.

O parque está localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, entre o Residencial Alphaville e o Shopping Bosque dos Ipês, mas está fechado ao público há anos.

Conforme a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues, o espaço trará  melhorias para a população da região.

“A revitalização do Parque Cônsul Assaf Trad é mais uma das ações realizadas pela gestão do Prefeito Marquinhos Trad. Além do cuidado com o meio ambiente, o espaço servirá como área de convívio para os cidadãos, proporcionando qualidade de vida por meio do contato com a natureza, lazer e prática de esportes”, apontou a titular da Planurb.

Últimas notícias

Algumas das melhorias previstas para o Parque Cônsul Assaf Trad são a revitalização do estacionamento; pergolado existente; teatro de arena e campo de futebol; implantação de parque infantil; área de ginástica e uma pista de bicicross. 

Além da realização de manutenção dos passeios existentes, cercamento e a construção de um bloco administrativo contendo banheiros com acessibilidade.

 O recurso é proveniente de contrapartida financeira referente a implantação de empreendimento e ou atividade geradora de impacto de vizinhança na Região Urbana do Prosa, em cumprimento às disposições contidas na Lei Complementar n. 74, de 6 de setembro de 2005 e suas alterações – Lei de Ordenamento de Uso e Ocupação do Solo (LOUOS).

Parque Cônsul Assaf Trad

Em 2006, o empreendimento Alphaville doou à Prefeitura uma área de 302.032,54 metros quadrados, como compensação ambiental pelo empreendimento. 

Em parte desta área, foi implantando o Parque Cônsul Assaf Trad, inaugurado em 2008.

A área conta com aproximadamente 25 hectares em área verde, com três lagos, e está abandonada e fechada para o público. 

No interior, funciona o Projeto Florestinha, da Polícia Militar Ambiental (PMA), que atende crianças e adolescentes promovendo educação ambiental, como plantio de árvores para recuperação das matas ciliares das lagoas existentes no parque.

Em 2014, denúncias de abandono e degradação ambiental, com formação de erosões, levou o Ministério Público Estadual (MPMS) a se reunir com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, onde foi estabelecido prazo para limpeza, manutenção e abertura a população, que não foi cumprido.

No ano seguinte, um inquérito civil público foi instaurado pela 42ª Promotoria de Justiça para apurar a situação, com informações da PMA de que a galeria de águas pluviais localizada no parque estaria provocando o surgimento de diversas ravinas que poderiam se tornar voçorocas.

Foram solicitados laudos de vistoria e relatórios técnicos, comprovação de limpeza e abertura e da inexistênciua da degradação ambiental.

Cinco anos depois, o parque continua fechado para uso da população, mas deverá ser reaberto após a revitalização milionária. 

Assine o Correio do Estado