Vendedores ambulantes aproveitam o feriado de Corpus Christi para tirarem um ‘dinheirinho extra’ aos arredores do famoso tapete, na manhã desta quinta-feira (19), no centro de Campo Grande.
Carrinhos/barracas de pipoca salgada/doce, cachorro quente, água de coco, água natural/gaseificada, algodão doce, churros, salgados, chipa e até de roupas de frio marcaram presença nas principais avenidas do centro da Capital.
A população aproveitou para fazer uma ‘boquinha’ e colaborar com a renda dos vendedores. Geralmente, os feriados que mais dão dinheiro para a classe são Corpus Chrsti, Independência do Brasil (7 de setembro) e Aniversário de Campo Grande (26 de agosto).
Diferente da maioria dos trabalhadores, nada de descansar no feriado. É hora de faturar uma renda extra. Elza Almorone da Silva, é vendedora ambulante há 24 anos na Praça Ary Coelho e afirma que esses feriados são os que ela mais vende.
“Eu vendo pipoca, refrigerante, água e algodão doce. Trabalho de segunda a sábado, das 9h às 18h30min. Nessas datas de 26 de agosto, 7 de setembro e Corpus Christi eu vendo mais do que em dias de semana. Vendo bem mais, não tem nem comparação, é uma data ótima para lucrar. É melhor do que trabalhar de empregada CLT, faço o meu horário e as vezes ganho até mais do quem é CLT”, contou.
CORPUS CHRISTI
Feriado de Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (19) em todo o Brasil.
Expressão latina que significa “Corpo de Cristo”, a data é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Apostólica Romana e Anglicana que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
É marcada por celebrações religiosas, confecção do famoso tapete, missas, procissão, visitas a hospitais e presídios, shows e bênçãos.
A confecção dos tapetes é uma tradição católica popular que simboliza a preparação e o caminho que os fiéis devem percorrer para receber o Corpo de Cristo durante a Eucaristia, que é o cerne das celebrações de Corpus Christi.
Os tapetes reúnem cores, desenhos, ilustrações e imagens. São postos no asfalto, geralmente em avenidas importantes da cidade, e feitos de pedrinhas, sal, sal grosso, serragem, areia, café e pó coloridos. Cada paróquia apresenta seu tema, desenho e material.
Mais de 4 mil fiéis, de 54 paróquias e 358 comunidades, se reuniram para confeccionar 2.083 metros do famoso tapete de Corpus Christi, na manhã desta quinta-feira (30), nas avenidas Afonso Pena, 13 de maio e Fernando Corrêa da Costa, com encerramento em frente ao Memorial da Cultura, em Campo Grande. O tema deste ano é “Eucaristia, fonte de vida e esperança ”.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Em Campo Grande, Corpus Christi é feriado desde 1967.
Tapete de Corpus Christi. Foto: Marcelo Victor


