Artigos e Opinião

OPINIÃO

Mario Amaral Rodrigues: "A primavera ou a praga"

Docente aposentado da UFMS

Redação

09/04/2015 - 00h02

A primavera é multicolorida, sonorizada pelos pássaros, adoçada por mel  e, acima de tudo, um clima de harmonia, entre as distintas cores e sons. As folhas (verdes) são órgão da respiração das plantas. Quando praga alguma a ataca, formigas vermelhas, por exemplo, o cenário é de tranquilidade e paz, como o é todo jardim saneado.. A primavera é de tal forma agradável que não é raro termos o desejo de viver sempre nela. 

Politicamente, há nações que conseguem, exemplos de tal tranquilidade política são: Suécia, Finlândia, Nova Zelândia. Esta última com dois detalhes interessantes. O primeiro é que foi colonizada, em altíssimo percentual por  “fichas sujas”  e hoje não os tem em seu quadro político. O segundo é que  está abaixo do Equador, como nós, onde não há tantos exemplos de “vida colorida”, como no outro hemisfério. 

No Brasil, episódios recentes e inquietantes (manifestações), de cores distintas trazem um colorido de “mau presságio”. Uma vermelha, numericamente insignificante, se  antecipa (tática) à outra (verde e amarela), a primeira defendendo o atual governo e a segunda conceituando-o ruim e péssimo (62%). Os coloridos, tão distintos em seus significados, recebe adição de mais  inquietação, uma autêntica ação guerrilheira, em que se incendeia pneus, uma barricada vermelha, bloqueando estrada e via urbana, desafiando a ordem e impondo obstáculo ao progresso. 

Esta guarda evidências de ser “obra” de um tal “exército do Stédile” assim nominado por um ex presidente da República, episódio a que se refere Gilberto Robalinho Silva (“O Exército de Stédile está nas Ruas – Correio do Estado 14-03-2015). O vermelho quer se impor? É esta a via pela qual o tal ex-presidente, candidato ao poder desde que deixou o cargo, quer voltar a ele? É “exército  de Stédile” seu cabo eleitoral, ou “braço armado”?.  Esta a praga que pode, em sendo fustigante,  descolorir a primavera. Como se já não bastasse o panorama econômico que assusta, como bem acusa o Deputado Rinaldo Modesto (“Brasil entrará em colapso...” Correio do Estado 18-03-2015 – p3), afirmando: “A população chegou ao fundo do poço...”

Para eliminar a praga e salvar a primavera o remédio indicado é a Lei Federal nº  7.170 de 14 de dezembro de 1983, Lei de Segurança Nacional (citada por Robalinho no artigo  mencionado – Correio do Estado antes citado). Lei que parece não ser reconhecida, nem lembrada, por nossa atual chefe de governo. Se o propósito da mesma é “lavar as mãos”, uma delas tentará prevalecer e ai será, a primavera ou a praga.

Artigos

Entre a estabilidade e o crescimento: o dilema dos juros no Brasil

O diagnóstico merece debate, mas reduzir a Selic por decreto ou a submeter a um conselho político não elimina os riscos de inflação, fuga de capitais e desvalorização cambial

05/11/2026 07h35

Artigo Correio do Estado

Artigo Correio do Estado

Continue Lendo...

Editorial

Chega de caixa-preta nos cofres estaduais

A estagnação no faturamento estadual ocorreu em um período em que as autoridades locais se vangloriavam do crescimento em ritmo chinês do Produto Interno Bruto (PIB) local

05/11/2026 07h20

Artigo Correio do Estado

Artigo Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).