Artigos e Opinião

OPINIÃO

Indajaia Carlos Pires: "Pai, Campo Grande só com tapete voador"

Indajaia Carlos Pires é Professor de Geografia

Redação

16/11/2015 - 00h00
Notícia sem imagem

Esta frase foi proferida pela minha filha Laura Janaina Flores Pires, uma campo-grandense que ama a terra em que nasceu, ao desviar de terríveis crateras esta semana pelas artérias de nossa ex-linda morena. Ouvi a frase...refleti...e respondi...filha, tapete voador só nas lendas e histórias da antiga Pérsia (atual Irã).  Aí...ela me respondeu,”meu pai...não estou falando em lendas, estou me referindo a esta vergonha de administração que Campo Grande está tendo nestes últimos sessenta e tantos dias, pai... só de tapete voador para ir de um lugar ao outro...é uma “odisséia 2015 estar ileso ou achar um trajeto normal para transitar.

Resolvi mais uma vez escrever para este jornal, que é a sentinela da nossa “acomodada população”. A vieram na minha mente as incríveis histórias contadas pela minha brilhante tia mestra, Maria Constança Barbosa Machado, sobre a figura folclórica do matuto Pedro Malazarte, um garotão que usava suas mentiras como marca registrada e que tinha seus seguidores. Esta figura do imaginário cultural brasileiro foi, durante muito tempo, condicionada a uma comparação de mentira pura ... eis que aqui em Campo Grande...surge...opa... surge não, inventaram um “Pedro Malazarte”, oriundo da linda cidade branca! Que se aportou na nossa ex-linda morena e hoje espalha suas “malazartices” para a população. 

Que não acredita mais em suas peraltices, voltando à frase. -“pai... Campo Grande só de tapete voador”, no momento exato que estou escrevendo, uma grande rede de TV local, mostra uma reportagem sobre esta vergonha das crateras em nossa artéria, muita coincidência.

Minha filha saía do conjunto Maria Aparecida Pedrossian e passava também pela rua dos Andradas,realmente. Fazendo um paradoxo... Somente mesmo de tapete voador em Campo Grande, mas... A preocupação é... Que... Possivelmente esta fantasiosa gestão municipal de plantão, comece a cobrar pelo pedágio dos tapetes. Uma luz surgiu, agora que concorrências terão os ‘amigos’ borracheiros com esta brilhante idéia em construir exuberantes e coloridos tapetes, o perigo é o congestionamento aéreo com as pandorgas, aviões, pássaros e com os devaneios. 

Ok, um “Malazarte” que agora deu até para ameaçar uma jornalista fotográfica ao tentar fotografá-lo junto ao seu assessor de imprensa, além de usurpar o lendário Pedro Malazarte é truculento... Estamos em um país livre... A imprensa merece respeito senhor “peralta” ...deixe o fantasma da perseguição e tente fazer o mínimo por nossa cidade...fale menos e trabalhe só um pouquinho... mesmo que seja no seu “tapete voador”... pois Campo Grande não é um conto das mil e uma noites...a nossa ex linda morena,precisa voltar para a realidade de um tempo que era cartão postal e não alvo de “chacota nacional”. Reaja Campo Grande...vamos ter coragem e carinho para não sermos a primeira capital do Brasil a ter uma nova modalidade transporte imperial. Tapete...só no chão minha filha Laura..

Artigos

Entre a estabilidade e o crescimento: o dilema dos juros no Brasil

O diagnóstico merece debate, mas reduzir a Selic por decreto ou a submeter a um conselho político não elimina os riscos de inflação, fuga de capitais e desvalorização cambial

05/11/2026 07h35

Artigo Correio do Estado

Artigo Correio do Estado

Continue Lendo...

Editorial

Chega de caixa-preta nos cofres estaduais

A estagnação no faturamento estadual ocorreu em um período em que as autoridades locais se vangloriavam do crescimento em ritmo chinês do Produto Interno Bruto (PIB) local

05/11/2026 07h20

Artigo Correio do Estado

Artigo Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).